Publicado
12 anos atrásno
Começo esse post sobre algumas das mais lindas grafites em Manaus, com esta magnífica grafite do Bulk, que nos faz refletir e recordar uma clássica toada de boi chamada “Lamento de raça” do boi bumbá garantido.
O índio chorou, o branco chorou
Todo mundo está chorando
A Amazônia está queimando
Ai, ai, que dor
Ai, ai, que horror
O termo grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) são os nomes dado às ‘inscrições’ feitas em paredes, desde o Império Romano. Pera lá, não é simplesmente rabiscar uma parede e dizer que é grafite. Grafite não é pixação! Daquilo que conheço, grafite pode ser uma inscrição caligrafada (lettering) ou um desenho pintado (como nessa nossa imagem acima) feito sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.
Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana – em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.
Infelizmente ainda há quem não concorde, comparando o grafite com a pichação. Independente se você concordar ou não com os artistas, nós estaremos postando aqui algumas das mais lindas grafites espalahadas em Manaus. Essas selecionadas são esteticamente mais dinâmicas com utilização de muitas cores vibrantes.
Quem quiser acompanhar mais sobre as grafites que são feitas em Manaus tem uma página no Facebook pronta pra divulgar, chama-se Graffiti Manaus. O Graffiti Manaus busca divulgar os mais diversos estilos do Graffiti que surgem na capital, seja com fotos, vídeos ou eventos da cena local.
Espero que tenham gostado e valorizem e respeitem os grafiteiros. Contratem-os para dar um grau na fachada do seu negócio e se inspirem no que fez a AMBEV em 2011, ou vários colégios tem feito, e cito aqui o meu ex-colégio Santa Dorotéia que tinha no seu muro da rua Huascar Figueiredo uma linda grafite e como tinha (tem) nos muros da Escola Estadual Marcio Nery.
De acordo com a assessoria de comunicação da AMBEV, a ideia era deixar a região com uma vista mais bonita e agradável ao público que circula nas redondezas do Bairro Flores, em Manaus (AM). Essa foi a proposta da Ambev, que mantém uma unidade fabril na região ao transformar os muros que circundam a empresa.
E portanto no final de 2011, as paredes que cercam a fábrica começaram a ganhar novas cores. Isso porque, por meio de uma parceria com grafiteiros locais, as paredes externas receberam ilustrações diversas relacionadas ao meio ambiente. “Além de apoiar esta turma (fazem um trabalho bem legal e não têm muito reconhecimento) o trabalho deles é respeitado pelos pichadores que não estragam o muro”, explica o gerente fabril Henrique Martins Santos.
Atualmente são três profissionais realizando esse trabalho que, além de deixar a região com uma aparência melhor, ainda leva um pouco da visão e preocupação da companhia com a sustentabilidade. Os desenhos também demonstram a forte identificação da Ambev com a região amazônica.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Artistas manauaras realizam grandes murais em prédios em São Paulo celebrando a cultura ancestral!
Grafiteiro amazonense Raiz Campos expõe obras sobre a Amazônia em festival nos Estados Unidos
Graffiti ao vivo: Hulk Manauara realiza live com temática indígena e discotecagem neste sábado (22)
Mãe das águas: Grafite em reservatório na Ponta Negra destaca cores e cultura da Amazônia
Telões do programa ‘Encontro’ da rede Globo homenageiam artista de Manaus
Evento BMC Tintas Suvinil 2013 – Zona Leste