Conheça 5 Frutas Amazônicas desconhecido da grande maioria! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 09 de janeiro de 2025

Curiosidades

Conheça 5 Frutas Amazônicas desconhecido da grande maioria!

Publicado

no

Na Amazônia existem muitas cores, cheiros e sabores. E o motivo é claro por termos a maior biodiversidade do mundo. Nossos rios são fartos e nossa floresta também abriga deliciosas frutas e a variedade é tanta que é praticamente impossível de conhecermos todas. Há algumas que são sempre presente nas mesas e nas casas das pessoas, como por exemplo cupuaçu, buriti, açaí, pupunha dentre tantas outras. Outras, porém, apesar de serem deliciosas, são pouco conhecidas pela grande maioria. Para trazer esse conhecimento, elencamos 5 frutas amazônicas pouco difundida. Vamos a lista.

Uxi

Uxi

Enquanto frutas como mangas, laranjas, bananas, abacaxis, melancias, uvas, maçãs e etc, são comumente consumidos por todos nós, existem algumas frutas, que a maioria de nós não têm conhecimento, como é o caso do Uxi. O Uxi é originário da região amazônica e também é conhecido popularmente como axuá, pururu, Uxi, Uxi-liso ou Uxi-pucu, muito utilizado como suplemento alimentar, ou no tratamento de inflamações do útero e artrite. As frutas são uma parte importante de uma dieta saudável. Eles são ricos em nutrientes vitais que são necessários para nosso corpo se manter saudável.

 

 

Taperebá

Taperebá

Taperebá

 

O taperebá é bastante encontrado na região norte, nordeste e no estado de Goiás. Muita gente acha que Taperebá e igual ao Cajá, mas não é. Eles são sim bem parecidos e são basicamente as mesmas frutas, mas as diferenças ficam por conta do terroir e por conta disso o Taperebá tem um sabor mais cítrico e o cajá mais doce. Por ser uma fruta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o taperebá combate o excesso de radicais livres no organismo, e evita a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças, como aterosclerose, derrame e infarto. Ele ajuda bastante a manter os dentes e os ossos fortes, o nutriente também colabora com a coagulação sanguínea, com a liberação de hormônios e de outras substâncias químicas e com a manutenção de um batimento cardíaco normalizado.

 

Cubiu

Cubiu

Cubiu

O fruto é uma baga comestível vermelho, laranja ou amarelo. A pele fina, resistente é revestida com uma penugem que se parece com a do pêssego quando está verde. A fruta tem um sabor suave levemente parecido com o tomate, enquanto a polpa tem uma acidez agradável, como o limão. O cubiu tem usos múltiplos e também tem um sabor distinto que não se compara ao sabor de outras frutas, tem baixo grau de açúcar, o suco de fruta tem um sabor agradável. Os frutos podem ser usados ao natural e podem também ser processados para produzir sucos, geleias, néctar, batida e, na culinária, são usados para cozidos de peixes. Na medicina popular  são usados para reduzir o colesterol, ácido úrico e glicose no sangue. Rico em caroteno e com bom nível de fósforo e aminoácidos.

 

Muruci

Muruci

Muruci

O muruci (ou murici) é muito popular na Amazônia e na Região nordeste, a fruta é consumida ao natural ou como polpa de fruta, refresco, sorvete, doce, geleia, licor, cremes, bolos, pudins e cervejas. Rica em gordura, a fruta tem sido uma fonte de energia usual entre as populações locais. O murici já atraiu a atenção de renomados chefs de cozinha por seu aroma e gosto salgado, lembrando queijo.  Pequeno, ligeiramente oleoso e com sabor intenso, o Murici é um dos frutos mais populares da floresta amazônica e é bastante conhecido por sua versatilidade, podendo até mesmo ser usado em produtos cosméticos e na fabricação de .

 

Cupuí

Cupuí

Cupuí

 

Cupuí é uma fruta nativa do estado do Amazonas e do Pará. Parente do cupuaçu e do cacau verdadeiro ao qual se assemelha em aparência e sabor, é menor ainda, possui polpa tirante a doce, embora careça do aroma inigualável a do seu primo próximo. Os frutos são coletados para consumo in natura na forma de sucos e comercialização em feiras regionais. As sementes (castanhas) também são comestíveis e proporcionam um chocolate de razoável qualidade.  Também é muito apreciado pela fauna, especialmente pelos macacos.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações