Se você pensava que açaí só existia daquela forma redondinha e roxa, você se enganou! O No Amazonas é Assim vai te mostrar, hoje, que existe uma enorme variação entre os tipos e características do fruto açaí, dependendo da região onde ele é cultivado. Eles se diferem de acordo com os tipos pelo formato do cacho, apresentando varias ramificações sendo: primarias, secundarias e terciarias. Ao todo, foram catalogados, oficialmente, 6 tipos diferentes do fruto, que nós iremos te mostrar aqui:
Cachos de açaizeiro dos tipos: a) branco, b) espada e c) roxo.
Açaí Roxo ou Preto
Tem a cor e forma mais conhecidas pelas pessoas, sendo considerado o tipo mais “tradicional”. É retirado em cachos da palmeira açaizera e natural do norte do Brasil, principalmente do Belém do Pará.
Açaí Roxo ou Preto
Açaí Branco
Também com o nome de açaí tinga, é muito conhecido em Belém do Pará. Entretanto, é difícil de ser encontrado e, consequentemente, acaba tendo seu valor mais alto que o açaí tradicional. Contraditoriamente, a cor e a polpa do açaí branco são verdes, chegando a lembrar um abacate.
Açaí Branco
Açaí Açu
É originário da parte peruana da Amazônia e tem seu sabor mais forte que o açaí roxo. Sua polpa é 70% superior ao açaí comum e sua colheita e refrigeração tem seu cuidado maior ainda.
Açaí Açu
Açaí Espada
Se difere dos outros tipos pois seu cacho possui um formato diferente, isto é, apresenta diversas ramificações: primárias, secundárias e terciárias.
Açaí Espada
Açaí Sangue de Boi
Recebe esse nome pois o fruto tem a coloração avermelhada, assemelhando-se ao sangue de um boi. É pouco aceito para o consumo pois seu sabor é diferente do açaí roxo e sua consistência, mais pastosa.
Açaí Sangue de Boi
Açaí Chumbinho
É extremamente pequeno, com peso de até 1 grama, podendo ter coloração branca ou roxa.
Estudiosos do assunto e alguns gastrônomos afirmam que os tipos que possuem maior apreciação na culinária brasileira e mundial são os tipos roxo e branco, por ter um gosto mais saboroso e agradável ao paladar.
Açaí Chumbinho