Durante o Debate da Band, o presidente Bolsonaro disse que desmatou os biomas brasileiros menos do que o Governo do Lula e pediu inclusive para que as pessoas dessem uma “Googlada”. Bom, se você foi atrás de números absolutos, é possível imaginar que você concorde com o Bolsonaro. Agora se você quiser entender isso, deve-se entender primeiramente o que foi realizado para a proteção e preservação da Amazônia para citar apenas um bioma brasileiro.
O presidente Lula recebeu o Brasil com taxa de desmatamento de 25,4 mil km² por ano e derrubou para 14 mil Km² em 2006 – uma redução de 43,7%. No segundo mandato ampliou a queda para para 7 mil km² em 2010. No acumulado dos dois mandatos caiu 72%.
No mandato da presidente Dilma Roussef, continuou caindo até chegar a 4,6 mil km² em 2012. Com a aprovação do Novo Código Florestal com uma ampla anistia a desmatamentos ilegais o processo comecou a se reverter lentamente e em 2018 do governo no governo do presidente Michel Temer, o desmatamento alcançou 7,5 mil km².
Já no governo de Jair Bolsonaro, o desmatamento voltou a explodir. Bolsonaro recebeu uma taxa de desmatamento de 7,5 mi km² em 2018 e em 2021 bateu em 13 mil km², um crescimento de 73%. Em 2022 continuou crescendo e os numeros só vao piorar.
Não tem como ter duvida. Os números são absolutamente claros: Lula promoveu uma revolução no enfrentamento do desmatamento e Bolsonaro provocou o maior retrocesso no combate ao desmatamento desde que começou a ser monitorado em 1988.
O gráfico abaixo mostra que houve um esforço muito bem sucedido em reduzir o desmatamento nos anos do PT e que há um esforço bem sucedido em AUMENTAR o desmatamento nos anos Bolsonaro.
É só olhar as tendencias de queda e alta.
Quem Googlou sobre o desmatamento viu que Lula reduziu o desmatamento, Bolsonaro incentivou e aumentou!
Em outro mapa dá pra se ter uma ideia melhor e uma vez por todas entender que Lula reduziu o desmatamento, Bolsonaro incentivou e aumentou!
Quem Googlou sobre o desmatamento viu que Lula reduziu o desmatamento, Bolsonaro incentivou e aumentou!