Daqui a pouco saem as últimas pesquisas eleitorais confiáveis! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, segunda, 23 de dezembro de 2024

Política

Daqui a pouco saem as últimas pesquisas eleitorais confiáveis!

Publicado

no

(Imagem: Sergio Lima/Poder 360)

As pesquisas mais confiáveis do mercado divulgarão seu último balanço daqui a pouco. Vale ressaltar que na eleição de 2018, na pesquisa divulgada um dia antes do segundo turno de 2018, o apontou Bolsonaro com dez pontos de vantagem sobre Haddad. O presidente teve 55% das intenções para votos válidos, contra 45% do adversário. A margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na mesma data, o Ibope (atual Ipec) mostrou Bolsonaro com 54%, e Haddad com 46%. A margem de erro também era de dois pontos percentuais.

Quando as urnas se abriram no dia seguinte, Bolsonaro venceu com 55,13% dos votos válidos, e Haddad ficou com 44,87%. Os dois institutos acertaram, mas o Datafolha conseguiu ser ainda mais preciso.

“Os desempenhos do Datafolha e do Ipec em 2018 foram realmente impressionantes, sobretudo quando consideramos que o Brasil é um país continental, multifacetado, com regiões de difícil acesso e que possui mais de 200 milhões de habitantes. O Datafolha ficou a apenas 0,1% do resultado obtido por Bolsonaro e, naturalmente, 0,1% do que Haddad conseguiu nas urnas”, aponta o jornalista Silvio Nogueira, do Pragmatismo.

Pesquisas de Hoje

O Datafolha e o Ipec divulgam hoje, a partir das 18h, as últimas pesquisas de intenção de voto para a Presidência entre Lula e Bolsonaro.  O Datafolha vai entrevistar pessoalmente 8.320 eleitores em todo o país até este sábado e também vai perguntar sobre como eles avaliaram a participação dos candidatos no debate presidencial promovido pela TV Globo na noite de ontem. Já o Ipec vai ouvir 4.272 pessoas em todos os estados até este sábado.

Após o resultado do primeiro turno, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro investiram contra as pesquisas eleitorais, apontando a diferença entre os levantamentos e o resultado das urnas.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR) chegou a apresentar um projeto de lei para criminalizar sondagens que divirjam dos resultados da urna, e 179 deputados assinaram um pedido para instalar uma CPI para investigar os institutos.

(Imagem: Sergio Lima/Poder 360)

(Imagem: Sergio Lima/Poder 360)

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações