Presidente Roberto Cidade propõe PL para reforço à legislação de proteção às crianças e adolescentes no esporte - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Política

Presidente Roberto Cidade propõe PL para reforço à legislação de proteção às crianças e adolescentes no esporte

Publicado

no

Tendo como propósito o fortalecimento das leis de proteção às crianças e aos adolescentes, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), propôs o Projeto de Lei (PL) nº 419/2023, que dispõe sobre medidas de prevenção ao abuso e exploração sexual em clubes e academias esportivas.

Conforme o PL, os clubes formadores e academias esportivas deverão elaborar um protocolo de prevenção e combate ao abuso e assédio infantil, que será registrado junto aos órgãos fornecedores de alvarás de funcionamento e estar disponível em suas dependências.

“A implementação de medidas de proteção a crianças e adolescentes contra abuso e exploração sexual em clubes e academias é uma questão urgente. Nosso PL chega como um reforço às leis Pelé e Joanna Maranhão, que também têm o propósito de inibir esses crimes. Esses dispositivos legais são fundamentais para garantir a proteção das crianças e adolescentes que participam de atividades esportivas e para punir aqueles que cometem abuso e violência sexual. Em nível estadual, o dispositivo favorece a fiscalização, as denúncias e, consequentemente, as punições”, argumentou.

LEIA TAMBÉM  David Almeida abre 14 pontos de vantagem sobre Amazonino

De acordo com o PL, o protocolo da lei conterá diretrizes como a identificação e avaliação dos riscos de abuso e assédio infantil; procedimentos de prevenção e combate ao abuso e assédio infantil; política de comunicação e denúncia de abusos e assédios infantis; treinamento e capacitação dos profissionais e voluntários envolvidos na iniciação e prática esportiva.

LEIA TAMBÉM  Após fusão entre DEM e PSL, Marcos Rotta sai do partido que terá Amazonino Mendes

Além disso, os clubes formadores e academias deverão exigir que todos os profissionais e voluntários envolvidos na iniciação e prática esportiva de crianças e adolescentes apresentem atestado de antecedentes criminais, anualmente, e os clubes formadores e academias esportivas deverão manter uma ouvidoria para receber denúncias de abuso sexual de crianças e adolescentes, garantindo o sigilo e a proteção dos denunciantes. A Ouvidoria deverá estar disponível ao público em suas dependências e também ter um canal de denúncias online.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Maio laranja

LEIA TAMBÉM  Justiça Federal bloqueia quase meio milhão em bens de Sidônio, ex-prefeito de Tefé

A proposta do parlamentar vai ao encontro das propostas vigentes na campanha do “Maio Laranja”, que é conhecido como o mês de conscientização contra a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Com programação recorrente em todo o país, o “Maio Laranja” é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância de proteger e cuidar das crianças e adolescentes, além de incentivar a participação da sociedade na prevenção da violência e exploração sexual contra menores.

  • Presidente Roberto Cidade propõe PL para reforço à legislação de proteção às crianças e adolescentes no esporte – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações