Brasil
Biólogos encontram uma população de onças pintadas “sudestinas” na Mata Atlântica!

Publicado
2 anos atrásem

Engana-se quem pensa que a Onça Pintada seja exclusiva da Floresta Tropical, agora foi recentemente descoberta uma família “sudestina” vivendo em meio ao caos da Mata Atlântica. A notícia animou pesquisadores da fauna e flora brasileira. A população de onças pintadas está vivendo em uma área de mata atlântica na região Sul e Sudeste do país. As informações são da TV Globo.
Os pesquisadores tinham dúvidas que perduraram por mais de 20 anos: acreditava-se que as onças pintadas haviam desaparecido da área que compreende partes florestais de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. No entanto, a ajuda de moradores das comunidades locais foi determinante para a descoberta: através da vivência e da observação, eles informaram que sim, as onças estavam vivendo naquela região.

Biólogos e comunidade atuam na instalação de câmeras em locais estratégicos — Foto: Reprodução/TV Globo
O motorista Genivaldo Dias Oliveira vive na comunidade desde criança, e com o passar do tempo, virou guia dos pesquisadores. Com seu conhecimento, ele indicou os melhores locais onde instalar câmeras na mata fechada.
“Quando a gente encontrava o rastro diferente, um rastro grande, a gente ficava meio que naquela dúvida: é, ou não é?”, contou o ‘guardião das onças’.
A imagem mostrou que sim, eram onças pintadas que estavam ali. O registro mostra duas delas namorando. O que surpreendeu e emocionou Genivaldo – hoje mais acostumado a viver com elas na comunidade.
“Pô, me arrepiei todinho! Quando eu vi a imagem dela, dela vindo e se deitando de frente da câmera, abrindo a boca, e saindo a fêmea junto, os dois, um correndo atrás do outro, para mim foi uma emoção muito grande”, comemorou o motorista.

As onças circulando na Mata Atlântica: surpresa da comunidade, e mais ainda para os biólogos — Foto: Reprodução/TV Globo
Depois do primeiro registro, os pesquisadores passaram a colecionar flagrantes. E com uma estratégia: as onças são identificadas pelas pintas, como uma impressão digital. Até agora, nove felinos já foram catalogados. A estimativa, no entanto, é ainda mais animadora: acredita-se que mais de 25 vivam naquela região.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
VÍDEO: Onça-pintada é capturada em pesqueiro onde homem foi morto no Pantanal
Onça-pintada é encontrada morta boiando no Pantanal sul-mato-grossense!
Esteticista toma arma de assaltante e debocha: “Acha que é maloqueiro?”. Confira o vídeo!
Câmera de Segurança flagra homem em ato libidinoso de calcinha rosa em quiosque
VÍDEO: Avião pousa de emergência no meio da BR-101 e desvia de carros e caminhões
Vídeo: Homem é espancado e executado por PMs durante abordagem, enquanto consertava carro