Curiosidades
Conheça a árvore que jorra água pelo tronco o ano todo
Água brotando e jorrando em torrentes do tronco de uma grande árvore, no meio de um parque é uma imagem incrível. A árvore é uma amoreira e está localizada em uma vila chamada Dinoša, localizada no sudeste de Montenegro, o pequeno país na costa do Adriático.

Imagem: Divulgação
Não é nenhum milagre, mas sim um fenômeno raro e acontece quando as chuvas torrenciais inundam as fontes do lençol freático e a pressão adicional criada pela inundação empurra a água para cima do tronco da árvore através de uma cavidades no caule.
O fenômeno sempre ocorre depois do degelo da neve ou após chuvas fortes coincidindo que sob as raízes da velha amoreira tem uma zona de aeração.
Como sabemos, a composição do solo é formada por rochas e por diversas partículas que não preenchem todo o seu volume, resultando em espaços vazios que podem ser preenchidos por água. Parte dessa água, seja proveniente de chuvas, de rios, de lagos, ou derretimento da neve, infiltra-se no solo ocupando, juntamente com o ar, o espaço entre os fragmentos que o compõe.
Esta água subterrânea constitui o chamado lençol freático, que quando inundado, dependendo da morfologia do solo, pode aflorar e constituir-se em nascente ou fonte que neste caso está localizado bem abaixo do tronco oco da amoreira.
Como é possível apreciar no vídeo, o solo é bastante pantanoso, o que indica claramente uma grande quantidade de água subterrânea. É possível ver também outras gargantas de outros buracos no prado. De acordo com morador local, isso vem acontecendo pelo menos nos últimos 25 anos.
As amoreiras são árvores de porte médio que podem medir de 4 a 12 metros de altura. O tronco apresenta casca levemente rugosa e de cor escura. As folhas são simples, de formato ovado ou cordiforme, com as margens serrilhadas ou denteadas e que apresentam pilosidade, que as tornam ásperas ao toque. As flores são pequenas, de cor branco-amarelada, agrupadas em inflorescências que surgem no final do inverno.
De crescimento rápido e facilidade de adaptação a vários tipos de solo (tendo como preferência os solos mais profundos e com certa umidade), as amoreiras são amplamente cultivadas como plantas ornamentais nas regiões de clima tropical e subtropical, pois formam ampla copa que oferece sombra nos meses quentes.








