Publicado
1 ano atrásno
Para que cada cidadão possa receber em sua casa água de qualidade, ela deve ser captada e tratada, se tornando potável. O acesso a água é um direito fundamental, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como condição essencial para a vida e assegurado na Constituição Federal do Brasil. Apesar disso, Manaus vinha acumulando décadas de problemáticas no fornecimento e ausência deste serviço.
Agora, em quase 1 mil dias da atual gestão, a realidade é outra: com 200 mil moradores de comunidades, becos, palafitas e outras áreas, antes desassistidas, com acesso à água tratada regular pela primeira vez, garantindo a universalização do serviço na cidade de Manaus. O benefício também está proporcionando a estes cidadãos o acesso a comprovante de residência.
Dentre as áreas que vivem esta nova realidade está a comunidade Coliseu, no São José; o Parque das Tribos e o Beco Nonato, na Cachoeirinha.
O beco Nonato é, inclusive, a primeira área de palafitas de Manaus a receber água tratada e rede de esgoto. São mais de 900 moradores beneficiados. O trabalho, finalizado ainda no primeiro semestre de 2023, envolveu a concessionária do serviço, a Águas de Manaus, e duas estruturas diretas da prefeitura: a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água) e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).
Além da água, a rede de cobertura sanitária de esgotamento de Manaus também avançou, chegando a 26% da população, alcançando hoje 630 mil pessoas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. O trabalho continua com a meta de alcançar 30%, até o final de 2023.
As ações estão garantindo dignidade às famílias e o reconhecimento nacional. Segundo o “Trata Brasil”, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público com trabalho voltado para os avanços do saneamento básico no país, Manaus é a capital do Norte que mais avançou em saneamento básico.
Além de proporcionar o acesso a esses serviços, outra preocupação da prefeitura foi garantir o custo baixo da água. Desta forma, 500 mil pessoas que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza são hoje assistidas com a tarifa social, contemplando cidadãos com bons descontos na conta de água.
É mais água, qualidade de vida, saúde e dignidade para nossa gente. É trabalho da Prefeitura de Manaus.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus promove ciclo de palestras para celebrar Dia Nacional da Consciência Negra
Galeria de Honra 2024: Prefeitura celebra 33 educadores por projetos que transformam a educação
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura