Publicado
1 ano atrásno
No último domingo foi ao ar uma entrevista interessantíssima do Fantástico sobre Transtorno Dissociativo de Identidade – TDI. Segundo especialistas o TDI é complexo, causado por um grande trauma sofrido pela pessoa ainda na infância e em muitos casos, esses eventos traumáticos são fruto de abusos sexuais, físicos ou psíquicos.
O transtorno pode ser definido como uma condição psicológica rara e severa em que aspectos importantes como memórias, comportamentos, sentimentos e a própria identidade são afetados. O TDI se configura como um processo mental dissociativo responsável pela falta de conexão ao que a pessoa traz em sua personalidade ‘real’.
A dramaturgia e o cinema já retrataram esses casos, sendo o mais recente mostrado no sucesso hollywoodiano ‘Fragmentado’, em que o protagonista transita entre 23 personalidades diferentes, alternado quimicamente.
Confira aqui a reportagem do Fantástico sobre a condição psiquiátrica que faz uma pessoa ter várias personalidades diferentes.
Na entrevista as influenciadores digitais Giovanna e Maíra deram seus depoimentos etc, e logo após, o Tribunal da Internet foi atrás delas para desqualificar seus problemas psiquiátricos. Agora, estão falando que ambas são farsantes.
A Giovanna, autodenominada “Sistema Resiliência” listou que eram 18 contando com ela. Após a entrevista, ela ganhou uma centena de milhares de seguidores e atualmente o “Sistema Resiliência” já acumula mais de 360 mil seguidores no TikTok e 53 mil no Instagram, demonstrando o interesse e apoio de muitas pessoas ao redor do assunto.
Tá, mas por que ela é farsante? Porque segundo especialistas a maioria dos casos de TDI, a alternância entre identidades não ocorre de maneira tão rápida e abrupta quanto demonstrado durante a entrevista.
Além disso, o fato de Giovanna apresentar lembranças cruzadas entre suas diferentes identidades é um aspecto atípico do transtorno. Normalmente, uma identidade dissociada não tem conhecimento das ações das outras identidades. Esse ponto específico levou algumas pessoas a duvidarem da autenticidade de sua condição.
A capacidade de controlar as mudanças de identidade é outro ponto de controvérsia. Muitas vezes, os indivíduos com TDI não têm controle sobre essas trocas. No entanto, durante a entrevista ao “Show da vida”, Giovanna permaneceu com uma única identidade, sugerindo um controle aparente. Essa inconsistência gerou especulações sobre o possível controle da situação.
Além disso, algumas observações foram feitas sobre a forma caricatural como as transições entre as identidades ocorreram durante a entrevista. Essa mudança abrupta gerou dúvidas sobre a veracidade do relato. No entanto, é fundamental lembrar que cada caso de TDI é singular e pode se manifestar de maneiras diferentes.
Até mesmo o suposto laudo apresentado pela jovem numa entrevista ao portal R7 está sendo contestado:
A THREAD definitiva (espero), organizada e arrumada, com esclarecimentos, pontos de vista e inclusive após as correções dos sites que postaram as matérias que basearam a primeira thread.
saber que ela foi descredibilizada por um grupo inteiro de pessoas com TDI me faz questionar ainda mais essa situação. fora certos vídeos onde ela acaba agindo de forma diferente de como os estudos dizem que quem tem TDI age. espero que não esteja mentindo, seria um desserviço
psicóloga questiona porque o Fantástico entrevistou uma pessoa que não tinha laudo fechado. segundo Giovanna (sistema resiliência) o laudo completo demora 2 anos para sair, justamente por ser um transtorno de difícil compreensão e com incidência de diagnósticos errados.
A outra entrevistada do Fantástico, Maira (Sistema República) chocou os internautas a dizer que NÃO TEM LAUDO MÉDICO DE TDI. TDI é um transtorno raro e pouco se sabe sobre, mas existem pessoas com diagnóstico de anos no Brasil. a pergunta é: por que o Fantástico entrevistou duas pessoas sem diagnóstico fechado?
É importante ressaltar que a avaliação adequada de doenças mentais só pode ser realizada por profissionais qualificados. Opiniões de leigos não substituem a análise especializada, e os questionamentos levantados devem ser considerados como suposições em vez de conclusões definitivas.
O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) entrou nos trends topics após a reportagem do Fantástico, no último domingo (20), abordar o assunto. O “Show da vida” não apenas detalhou as características do transtorno, mas também trouxe à tona o caso de Giovanna Blasi, uma jovem de 21 anos autodenominada “Sistema Resiliência,” que alega conviver com 18 identidades dissociadas devido ao TDI.
Confira abaixo a Maira contando e rindo que não tem diagnóstico, o que levou a ser desacreditada pelo Tribunal da Internet.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)