Uma nova onda de calor extremo deve atingir o Amazonas e mais 14 estados brasileiros nos próximos dias. De acordo com a MetSul, as cinco regiões do Brasil serão atingidas pelo fenômeno, que pode provocar as maiores temperaturas do mês de setembro e até quebrar recordes em alguns lugares.
O pico do calor deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.
Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o país nos próximos dias. Na segunda metade da semana, a massa de ar se reforça ainda mais com temperaturas atipicamente elevadas. O calor intenso e extremo pode ser perigoso.
O calor será tanto que oferecerá risco à vida, conforme análise da MetSul. “A MetSul Meteorologia adverte que o nível de calor esperado para os próximos dias em muitas áreas do território brasileiro atingirá patamar extremamente perigoso à saúde e à vida com elevado risco para população vulnerável, como enfermos e idosos”
A previsão indica que temperaturas em torno de 40ºC a 45ºC serão registradas no Amazonas assim como no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
Apesar de já sofrermos demais com o calorão aqui na região norte, de acordo com o alerta da MetSul, os estados mais afetados serão Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades. Na região do Pantanal e proximidades, as temperaturas podem ser ainda mais extremas.
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, ressalta a MetSul. Segundo a consultoria, recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem ser superados durante esta onda de calor extremo.
Imagem: Divulgação/MetSul
Imagem: Divulgação
Fonte: Met Sul