Publicado
1 ano atrásno
Em mais um passo no processo para tornar Manaus a “Cidade Sul-Americana do Desporto” em 2024, o prefeito David Almeida recebeu, nesta terça-feira, 24/10, os representantes da Aces Europe para visita técnica na cidade e entrega do dossiê da candidatura da capital amazonense ao comitê europeu. O encontro, realizado no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, integra a programação das comemorações do 354º aniversário de Manaus.
“O povo dessa cidade, que ocupa a zona urbana, ocupa 8% desse território. Nós temos a terceira maior rede de educação básica do Brasil, de educação primária. Só ficamos atrás das duas maiores cidades. Nós temos 252 mil alunos. E nós pregamos a qualidade de vida, através das práticas esportivas também. Por isso, nós criamos a Manaus Esportiva, nossa fundação, que, para o ano de 2024, nós vamos praticamente triplicar o orçamento no esporte, porque, segundo o Parlamento Europeu, para cada um euro investido em esporte, se economiza em outras áreas como a saúde”, disse Almeida.
No documento, a Prefeitura de Manaus apresenta a cidade, sua infraestrutura, aborda os investimentos sociais e o empenho do município em promover o esporte e o desporto como política de bem-estar social.
“Manaus é uma cidade de desafios. O desafio do início da gestão do nosso prefeito foi tornar Manaus uma cidade de superação da Covid-19. Logo depois, uma cidade que superou a enchente e agora uma cidade que está superando a seca. E nós entendemos que mais esse desafio de tornar Manaus a cidade sul-americana do esporte faz de nós uma cidade ainda mais esportiva, ainda mais inclusiva”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Alexandre Maciel.
O título de “Cidade Sul-Americana do Desporto” é chancelado pelo Parlamento Europeu e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e é concedido aos municípios que se destacam pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas, como ação democrática competitiva e também de saúde e cidadania.
“A recepção, ontem no aeroporto, realizada por uma grande comissão de Manaus para receber a nossa comissão, está de parabéns. Para vos dizer que o trabalho até agora realizado por Manaus tem tido resultado positivo, vai culminar nesta visita técnica até sexta-feira à noite. E para vos informar a Manaus, que neste momento, toda gente na Europa está à espera desta candidatura, porque Manaus, na Europa e no resto do mundo, é uma das cidades mais importantes do mundo, como nós chamamos lá na Europa, é o pulmão do mundo. Portanto, nada melhor do que associar o desporto ao pulmão do mundo, para que haja mais saúde, mais atividade e mais pessoas incluídas na sociedade”, afirmou Nuno Santos, presidente da Comissão do Comitê Europeu.
Manaus concorre ao título com outras cidades brasileiras: Diadema (SP), Rio do Sul (SC) e Canoas (RS). Com o reconhecimento, a administração municipal quer promover um círculo virtuoso, o que inclui a atração de investimentos e parcerias também voltados à melhoria da qualidade de vida local.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Atendendo moradores, Prefeitura de Manaus inicia obras em ruas do Cidade de Deus
Workshop gratuito ensina criação de designs profissionais com Canva em Manaus
Prefeitura de Manaus realiza vistoria em abrigos de ônibus para garantir melhorias
Vagas de emprego em Manaus: confira como se cadastrar no Sine
Influenza: Manaus orienta vacinação em mais de 160 pontos até o fim do mês
Procon Manaus divulga pesquisa comparativa de preços de materiais escolares para 2025