Um vídeo capturado por câmeras de segurança revelaram os angustiantes momentos finais de quatro jovens dentro de um BMW, estacionada na Rodoviária Balneário Camboriú, na última segunda-feira (1º).
Os jovens foram encontrados inconscientes enquanto aguardavam a chegada de uma quinta amiga vindo de Minas Gerais. A polícia aponta a intoxicação por monóxido de carbono como a principal suspeita.
Imagem: Divulgação
O vídeo mostra o carro chegando ao terminal com os vidros fechados. Dois ocupantes desembarcam, um deles, Gustavo Pereira Silveira Elias, visivelmente com dificuldades de andar, cambaleia até uma pilastra, buscando ar desesperadamente, ele chega a levantar os branços em determinado momento. Em seguida, ele retorna ao veículo e fecha as portas. Outro ocupante, Tiago de Lima Ribeiro, aparentemente menos afetado, vai à rodoviária e volta para o carro com o grupo.
A tragédia se desenrola já com o dia clareando e a chegada de ambulâncias da SAMU, tentando resgatar o grupo. Mesmo com o esforço de socorristas e bombeiros, as mortes foram confirmadas no local. Cerca de 15 pessoas foram envolvidas na operação de resgate e socorro dos jovens.
A Polícia Civil de Santa Catarina está investigando o incidente, apontando a possibilidade de morte acidental devido à asfixia por monóxido de carbono vazando do veículo. Resultados dos laudos periciais e depoimentos de testemunhas são aguardados para esclarecer os detalhes dessa trágica ocorrência.
O destino dos jovens, que esperavam ansiosos pela chegada da amiga, se transformou em uma dolorosa investigação sobre as circunstâncias da fatalidade.
Esse gás não tem cheiro nem cor, as vítimas não percebem caso haja um vazamento.
Imagem: Divulgação
Saiba como o monóxido de carbono age:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as moléculas de monóxido de carbono se ligam à hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio dos nossos pulmões para todo o organismo) presente no sangue.
Isso dificulta a circulação e distribuição do oxigênio, vital para vida humana, no corpo, o que pode levar à morte por asfixia. O monóxido de carbono, também conhecido como CO, é um gás invisível e sem cheiro que, se inalado, pode causar problemas de saúde ou até mesmo causar a morte de forma repentina.
O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) explica que, quando inalamos o monóxido de carbono, o gás “toma o lugar” do oxigênio no nosso sangue.
Isso acontece porque a hemoglobina se liga ao monóxido de carbono cerca de 200 a 300 vezes mais do que ao oxigênio, formando a carboxiemoglobina e impedindo a ligação do oxigênio à hemoglobina.
Consequentemente, isso faz com que nossos órgãos fiquem privados de oxigênio, fundamental para a vida. Não tendo oxigênio, as células do nosso corpo não produzem energia e morrem.