Por Yara Amazônia Lins, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM)
Hoje, ao recebermos o Selo Diamante em Transparência Pública pelo Programa Nacional de Transparência Pública da Atricon, reafirmamos o compromisso do Tribunal de Contas do Amazonas com o rigor e a integridade na fiscalização do uso dos recursos públicos. Este reconhecimento, repetido pela segunda vez consecutiva, é fruto do trabalho dedicado e competente de cada conselheiro, auditor, procurador e técnico do TCE-AM, a quem rendo meu agradecimento e divido esta honrosa distinção.
Transparência não é apenas uma meta a ser atingida, mas uma obrigação fundamental. Cumprimos com rigor as leis que norteiam a administração pública e, ao fazê-lo, oferecemos à sociedade um instrumento essencial para o exercício da cidadania.
A transparência, nesse contexto, não é um fim em si mesma, mas uma ferramenta para promover o bem comum, vez que os cidadãos tem condições de saber onde os recursos a eles destinados, estão sendo aplicados.
Que este selo Diamante sirva como um lembrete e um incentivo para continuarmos nossa jornada; que seja um exemplo a ser seguido por todos os gestores públicos, de modo que a população, a partir da fiscalização do Tribunal de Contas, consiga perceber a correta aplicação dos recursos públicos e que essa correta aplicação chegue ao cidadão promovendo saúde, educação, segurança e sobretudo dignidade.