Publicado
4 dias atrásno
Por
Juliana Aguirre
Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus participam do primeiro encontro presencial do curso “Começo Meio Começo”, para qualificação de trabalhadores da Atenção Básica à Saúde que atuam no cuidado a populações do campo, floresta e águas (CFA), iniciado na quinta-feira, 13/2, em Palmas (TO). A formação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio de cooperação técnica com o Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia.
fotos – Divulgação / Semsa
O primeiro dia do curso na capital tocantinense teve a presença das servidoras da Semsa, a assistente social da Escola de Saúde Pública (Esap Manaus) e doutora em Saúde Pública, Thalita Guedes, que atua como coordenadora estadual da formação; da chefe do Núcleo de Promoção do Respeito à Diversidade, Liege Franco de Sá, e da técnica do Núcleo de Apoio ao Judiciário, Lúcia Raman, ambas facilitadoras.
Para Thalita, a participação dela e de outras servidoras da Semsa na coordenação e mediação do curso é um reconhecimento da secretaria como instituição forte, detentora de conhecimento sobre a Amazônia e que conta com profissionais preparados, por meio da Esap Manaus, para atuar na educação permanente de trabalhadores da saúde.
“Isso tudo considerando que esse é um curso singular, pois envolve o conhecimento de metodologias participativas, o conhecimento do território amazônico e de todos os processos de trabalho ligados aos modos de vida e à presença da Atenção Primária à Saúde na Amazônia”, avalia a pesquisadora.
Ao todo, 23 servidores de várias áreas da Semsa, com experiência em Atenção Primária e processos educacionais com metodologias ativas, atuam como facilitadores em encontros remotos e presenciais do curso. Outros 60 servidores da secretaria participam como alunos.
Participaram ainda da abertura do encontro em Palmas o coordenador-geral do curso e pesquisador do ILMD/Fiocruz Amazônia, Júlio Schweickardt, e os representantes do Ministério da Saúde, Cibele Lima dos Santos; da Escola Tocantinense do SUS, Lorena Monteiro; e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), Sinvaldo Moraes.
Coordenado pelo Laboratório de História, Política Pública e Saúde na Amazônia, da ILMD/Fiocruz Amazônia, em parceria com Ministério da Saúde e Rede Unida, o curso “Começo Meio Começo” busca qualificar profissionais que atuam na atenção à saúde das populações do CFA, nos estados da Região Amazônica e no Maranhão, por meio de abordagens metodológicas que buscam o diálogo com os saberes e práticas nos territórios.
O curso aborda os seguintes temas: Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas; os Territórios e cartografias das áreas rurais; as Redes vivas de cuidado; os Saberes e práticas de cuidado em saúde nos territórios da Amazônia.
Ao todo, 2,5 mil profissionais de saúde estão matriculados no curso, que iniciou em outubro de 2024 e segue até julho deste ano. A formação ocorre em formato híbrido, com atividades presenciais nos municípios pólos, entre os quais se inclui Manaus, e no Campus Virtual da Fiocruz.
Bloco da Cobra Grande faz esquenta nesta quarta-feira no Largo São Sebastião
Semsa capacita profissionais para ampliar oferta de métodos contraceptivos em Manaus
Prefeito David Almeida anuncia entrega de duas novas USFs em abril
Prefeito David Almeida vistoria nova sede do Implurb e anuncia inauguração para agosto
Ouvidoria-Geral de Manaus fortalece participação popular na gestão municipal
Ponta Negra consolida-se como palco de eventos e recebe 190 atividades em 2024