Publicado
4 dias atrásno
Por
Juliana Aguirre
Os resultados do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus (Proemem) I, que tem a operação de crédito externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram apresentados nesta segunda-feira, 17/2, no auditório do Mercure Manaus Hotel, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. A programação segue até esta sexta-feira, 21/2, nas salas do Departamento de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da rede municipal de Educação, com a participação de representantes de vários setores da Semed.
Foto – Mário Oliveira/ Semed
O objetivo da missão é continuar o diálogo com a Semed Manaus sobre a obtenção da estrutura necessária para orientar a preparação da Proposta para o Desenvolvimento da Operação (POD). Entre outros assuntos, serão examinados vários itens para tais fins, entre a equipe da secretaria e do projeto.
O secretário da Semed, Luiz Gonzaga Campos de Souza, participou do evento e destacou o trabalho realizado em prol de uma educação de qualidade, na qual tem conquistado bons resultados.
“Em nome do prefeito David Almeida e todo o nosso time, agradeço as pessoas que contribuíram por tantas conquistas e dedicação. A Semed, certamente tem os melhores profissionais em todas as áreas que atuam na educação. Cada dia tenho visto isso aqui. Espero que essa parceria continue por muito tempo, porque é importante para todos nós”, completou.
Na oportunidade, ocorreu também a visita da equipe da missão de encerramento do Proemem I em parceria com o BID. O prazo de encerramento é no dia 14 de março. Da mesma forma, a missão terá uma abrangência geral das atividades associadas aos componentes da implantação do Proemem II.
Satisfeito com os resultados do Proemem I, o presidente da missão, especialista líder em educação e ponto focal do Cone Sul do BID, Marcelo Perez Alfaro, afirmou que as informações são satisfatórias e vislumbra a segunda etapa do projeto.
“O relacionamento entre o BID e a prefeitura de Manaus será longo. Os resultados alcançados durante todos esses anos foram satisfatórios, com avanços na infraestrutura, no Ideb. Com o Proemem 2, a ideia é enfrentar os novos desafios que a educação de Manaus tem e continuar a melhorar o Ideb, ampliar o acesso para as Creches e Pré-escola. O desafio será grande, mas estamos muito empolgados por essa nova parceria”, citou.
Para o coordenador executivo da UGP/Proemem, Leis Batista, a parceria busca realizar um trabalho para que a educação municipal alcance ainda mais resultados positivos. “Começamos hoje o plano de prestação de contas do Proemem, com avanços significativos na alfabetização, reforço escolar, na infraestrutura, com a construção de Centros Integrados Municipal de Educação (Cimes). Com isso vamos melhorar mais ainda a educação municipal com essa parceria para o Proemem 2”, explicou ele.
O Proemem foi criado pela Lei nº 2.049, de 29 de outubro de 2014. A lei autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar a operação de crédito BID para financiar o projeto, com o objetivo geral de expandir a cobertura e melhorar a qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal de Manaus.
Foto – Mário Oliveira/ Semed
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte
Bloco “Sorriso do Livramento” une carnaval e saúde na comunidade rural de Manaus
Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização contra buzinas irregulares no transporte complementar