Manaus
Centro histórico de Manaus será polo de inovação com investimento de R$ 10 milhões

Publicado
2 dias atrásem
Por
Juliana Aguirre
A consolidação do Distrito de Inovação em Manaus deu um passo importante com a captação de recursos federais por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Idealizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), o projeto foi aprovado e garantiu um investimento superior a R$ 10 milhões. O montante será destinado à criação do Parque Tecnológico da ilha de São Vicente, um marco para o desenvolvimento tecnológico e econômico da capital.
Elaborado em colaboração com a Associação Polo Digital de Manaus, o projeto busca atrair empresas, startups e instituições, promovendo o ecossistema de inovação da região, com foco nos setores de eletroeletrônicos, TIC, biotecnologia e ciências da vida. Estruturado em três eixos, o plano prevê a adaptação do Casarão da Inovação Cassina e a revitalização do casarão São Vicente, oferecendo mais de 70 postos de coworking e salas empresariais.
Além disso, busca fortalecer a governança do parque com capacitação da equipe gestora e participação em eventos e associações, bem como fomentar a cultura empreendedora por meio de programas de qualificação e estímulo a novos negócios.
“Com planos estratégicos definidos, vamos fortalecer o ecossistema local e criar conexões entre startups, empresas e institutos de pesquisa. Nosso objetivo é diversificar a matriz econômica, fortalecendo o setor de eletroeletrônicos da Zona Franca de Manaus e reduzindo sua dependência, o que trará um impacto positivo no desenvolvimento tecnológico e econômico local, consolidando Manaus como um polo de ciência, tecnologia e inovação na região Norte”, destacou o secretário da Semtepi, Alonso Oliveira.

Fotos – Divulgação/Semcom
Intervenções
Com os recursos, o Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico, passará por adequações para otimizar o uso como centro de apoio ao empreendedorismo e inovação. As principais intervenções incluem a ampliação do espaço multiempresas no subsolo, com a adição de 20 posições para startups, e a adaptação de salas de reunião para instalação de empresas de até oito pessoas no térreo e no primeiro piso. Além disso, o auditório será realocado para o casarão São Vicente, permitindo a expansão do espaço para empresas. O projeto também prevê melhorias na infraestrutura, como a instalação de um gerador e a reorganização de áreas para atender melhor às necessidades dos empreendedores.
Já o casarão São Vicente, um edifício histórico do século 19 na ilha de São Vicente, será restaurado para abrigar iniciativas de inovação e empreendedorismo, como parte da implantação do Parque Tecnológico. Com a fachada preservada e a estrutura interna revitalizada, o prédio terá três pavimentos e será equipado para eventos, formações e programas de capacitação.
Junto ao casarão cassina, o espaço promoverá um ambiente integrado para o ecossistema de inovação de Manaus. Aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto visa revitalizar a área e apoiar empresas nas áreas de tecnologia digital e biotecnologia, contribuindo para uma economia mais sofisticada e sustentável.
A iniciativa criará um ecossistema dinâmico de inovação, com a adaptação de espaços históricos e a oferta de infraestrutura moderna para empresas e startups. O cronograma de execução e aplicação dos recursos será apresentado nas próximas semanas, detalhando as etapas e prazos para implementação.
Você Poderá Gostar
Prefeitura regulariza 2.600 lotes no Rio Piorini com assinatura de certidões pelo prefeito David Almeida
Programação pré-corrida oferece serviços gratuitos de saúde e atividades físicas no mirante
Prefeito David Almeida vistoria revitalização da lagoa do Bombeamento
Corrida ‘Manaus em Movimento’ altera trânsito na Ponta Negra neste domingo
Prefeitura de Manaus entrega 17 casas reformadas a famílias no Dia do Trabalhador
Inscritos na corrida “Manaus em Movimento” podem retirar kits nesta sexta e sábado