Manaus
Maternidade Moura Tapajóz inaugura sala de apoio à amamentação para mulheres trabalhadoras

Publicado
14 horas atrásem
Por
Juliana Aguirre
A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Compensa, na zona Oeste, inaugurou, nesta quarta-feira, 7/5, a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta da unidade, com o objetivo de oferecer um espaço seguro e acolhedor tanto para as mães servidoras públicas e demais colaboradoras da unidade, quanto para qualquer outra mulher que trabalhe nos arredores e que precise esvaziar suas mamas ou amamentar seus bebês, após o retorno da licença-maternidade.

Fotos – Divulgação/Semsa
“A sala de apoio é um espaço em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho, a fim de garantir o aleitamento exclusivo até os seis meses e continuado por pelo menos dois anos”, destacou a diretora da MMT, enfermeira Núbia Cruz.
O espaço é equipado com uma poltrona de amamentação, ar-condicionado, refrigerador com termômetro para armazenamento de leite, pia para higienização e material de apoio impresso com orientações.
Segundo a responsável pelo Cantinho da Amamentação da Moura Tapajóz, enfermeira Lílian Aguiar, o leite é mantido em um freezer exclusivo de leite cru, a uma temperatura controlada até o fim do dia, com uma etiqueta identificando o vidro com o nome da mãe, a data e a hora da coleta.
“No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao seu filho na sua ausência, ou também, se desejar, doá-lo para o nosso Posto de Coleta de Leite Humano e ajudar outros bebês, que estão internados na UTI neonatal e precisam de alimentação”, explicou Lílian.
A neonatologista Briza Rocha ressaltou que a sala de apoio serve como um incentivo para que a mulher trabalhadora continue amamentando seu filho, fazendo com que ela se sinta mais tranquila e disposta para desempenhar suas atividades profissionais. “Geralmente, o término da licença-maternidade implica a separação da dupla mãe/bebê por um determinado número de horas por dia. Esse processo de volta ao trabalho pode ser doloroso para a mulher, especialmente para aquelas que amamentam, e essa sala ajuda nessa transição”, afirmou.
Para utilizar a sala, ao retornar da licença-maternidade, a mulher deve entrar em contato com a equipe responsável, da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, que a acolherá e fará as orientações devidas, encaminhando-a para a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta e iniciando o acompanhamento, caso seja de sua vontade.
As mulheres interessadas devem entrar em contato, em horário comercial, por meio do número (92) 98842-8514 (somente WhatsApp), para receber informações sobre o seguimento da amamentação e sobre o uso da sala de apoio.
Também participaram do evento a diretora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sonja Ale Girão; a gerente de Maternidades da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES/AM), Liseane Bello Façanha; a secretária executiva de Assistência da SES/AM, Liege Maria Rodrigues Menezes; a coordenadora Estadual de Saúde da Criança, Larissa Lustosa Bastos; a enfermeira Aline Costa de Souza, coordenadora Estadual da Saúde da Mulher/SES-AM; e a enfermeira Ivone Amazonas, técnica do Núcleo de Saúde da Criança da Semsa.

Fotos – Divulgação/Semsa
Você Poderá Gostar
Prefeitura de Manaus debate políticas educacionais no 8º Fórum da Undime-AM
Prefeitura de Manaus abre 60 vagas gratuitas para curso de empreendedorismo digital
IMMU apreende veículos irregulares durante operação “Transporte Legal” na zona Leste
Prefeitura intensifica obras no Centro de Manaus para o Dia das Mães
Campanha antirrábica chega a comunidades ribeirinhas com meta de vacinar 500 animais
Obra emergencial com técnica de rip-rap reforça encosta do igarapé na zona Oeste