Manaus
Prefeitura de Manaus debate políticas educacionais no 8º Fórum da Undime-AM

Publicado
13 horas atrásem
Por
Juliana Aguirre
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou, na manhã desta quarta-feira, 7/5, da abertura do 8º Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Amazonas, realizado na sala “Boto Tucuxi”, localizada no Hotel Quality, na zona Centro-Sul da cidade. O titular da Semed, Júnior Mar, representou a rede municipal de Educação durante o evento.

Fotos – Divulgação/Semed
Com o tema “Gestão da educação: políticas educacionais, garantia do direito à aprendizagem com equidade e redução das desigualdades educacionais”, o fórum reuniu 50 secretários municipais de educação dos municípios do interior do Amazonas e representantes do Ministério da Educação (MEC), com uma programação que segue até esta quinta-feira, 8/5, sobre diversos temas que envolvem a educação básica.
Para o secretário Júnior Mar, o fórum é um momento muito importante para debater sobre os aspectos da educação básica, bem como, levar a discussão até Brasília (MEC), em busca de avanços significativos na educação do Amazonas.
“Essa é uma reunião muito importante com os secretários municipais e suas equipes técnicas, que são dirigentes do Amazonas, por meio da Undime. Nós debatemos sobre vários aspectos, como educação especial, alfabetização, transporte escolar e fomentos para as redes de educação. Os desafios são muitos e, em vários momentos, eles se conectam entre as redes. Nós estamos aqui como uma rede de apoio, por isso é importante levar a discussão, o debate, para que nós encontremos juntos os caminhos e assim possamos levar para Brasília tudo o que conversamos. Assim, a gente busca alcançar o avanço na qualidade da educação no nosso Estado do Amazonas”, ressaltou o secretário.
O diretor de monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica (Dimam) do MEC, Valdoir Pedro Wathier, fez uma apresentação sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – com os Indicadores e Cálculos do VAAR. Ele ressaltou ainda o olhar diferenciado da secretária Kátia Schweickardt, sobre os programas educacionais, de acordo com as peculiaridades de cada região.
“A secretária Kátia sempre nos pede para estar perto dos municípios, que é quem faz realmente educação básica. Então, nosso papel, como governo federal, é apoiar e tentar viabilizar sobretudo, na forma de garantir um melhor equilíbrio de condições. Nesta gestão aprendemos muito com ela, que já foi secretária de Manaus, porque a gente tem programas nacionais que muitas vezes são desenhados, pensando numa perspectiva que funciona muito bem para o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, e muitas vezes, nossos programas não consideram tão bem algumas coisas, especialmente da região Norte, por desconhecimento. Então, o olhar dela tem sido muito importante para que as políticas de educação básicas nacionais comecem a dialogar com todas as regiões”, destacou.
Já a diretora de Administração do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leilane Barradas, fez questão de dizer que é fruto de escola pública e que a educação mudou a vida dela, assim como muda de muitas pessoas.
“Eu sempre estudei em escola pública. Eu tenho orgulho de dizer isso e, hoje, trabalhar na FNDE e poder devolver um pouco para o estado o que eu recebi. Aqui vamos falar sobre algumas ações do FNDE, no sentido de apoiar, de prestar essa assistência e tentar entender as desigualdades e apoiar as igualdades. Não dá para tratar o país todo do mesmo jeito”, comentou Leilane.
Durante os dois dias de programação, os participantes vão debater sobre os painéis centrais: Implementação das Políticas Educacionais em território amazonense, Financiamento da Educação e Desafios e Oportunidade.
Entre os participantes que compuseram a mesa na abertura do fórum, estiveram: a presidente da Undime Amazonas, professora Antônia Rodrigues da Silva; o vice-presidente da Undime/AM, professor João Libanio Cavalcante; o diretor do MEC, Valdoir Pedro Wathier; o presidente da Undime de São Paulo, Luiz Miguel Martins Garcia; a secretária de Estado de Educação e Desporto do Amazonas, Arlete Mendonça; o secretário da Semed Manaus, Júnior Mar; a chefe interina do Escritório da Unicef Manaus, Raynne França; e o presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Anderson Souza.

Fotos – Divulgação/Semed
Você Poderá Gostar
Prefeitura de Manaus abre 60 vagas gratuitas para curso de empreendedorismo digital
IMMU apreende veículos irregulares durante operação “Transporte Legal” na zona Leste
Maternidade Moura Tapajóz inaugura sala de apoio à amamentação para mulheres trabalhadoras
Prefeitura intensifica obras no Centro de Manaus para o Dia das Mães
Campanha antirrábica chega a comunidades ribeirinhas com meta de vacinar 500 animais
Obra emergencial com técnica de rip-rap reforça encosta do igarapé na zona Oeste