Freira amapaense Aline Pereira Ghammachi, pede ajuda ao Papa após ser expulsa por “ser bonita demais” - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 31 de janeiro de 2026

Internacional

Freira amapaense Aline Pereira Ghammachi, pede ajuda ao Papa após ser expulsa por “ser bonita demais”

Publicado há

em

Freira amapaense Aline Pereira Ghammachi, pede ajuda ao Papa após ser expulsa por "ser bonita demais"

Nos 18 dias entre a morte do papa Francisco e a eleição do papa Leão 14, a brasileira nascida no Amapá Aline Pereira Ghammachi, e madre-abadessa mais jovem da Itália, foi afastada de seu cargo no Mosteiro San Giacomo di Veglia após uma denúncia anônima ao Vaticano, o que provocou a saída de outras 11 freiras e deixou o monastério esvaziado; agora, ela afirma que lutará por justiça.

A decisão de tirar  Aline Pereira Ghammachi do cargo de madre-abadessa, ocorreu logo após a morte do papa Francisco e a eleição do novo pontífice, Leão XIV.

De acordo com a mídia local, Aline causou impacto na Igreja Católica ao se tornar, em 2018, a mais jovem regente de um convento italiano, aos 34 anos.

A freira informou a mídia local que, “dois anos atrás, algumas freiras enviaram uma carta ao papa Francisco”, acusando-a de maus-tratos e outras “calúnicas infundadas”.

“Inicialmente, as acusações foram retiradas, graças aos depoimentos de outras freiras e outras intervenções […] Nesse meio tempo, alguns equilíbrios mudaram e, na segunda-feira de Páscoa, fui dispensada”, lamentou Aline.

Quatro freiras a acusaram de maus-tratos, o que levou à demissão no mesmo dia da morte do papa Francisco, neste ano.

Freira Aline Ferreira Ghammachi com Papa Francisco.Créditos: Vatican News

Freira Aline Ferreira Ghammachi com Papa Francisco.
Créditos: Vatican News

A brasileira afirmou que vai buscar orientação em Deus e em advogados antes de decidir os próximos passos.: “O que eu digo é que agora rezo para que a verdade venha à tona, pelo amor de Deus e pela missão que desempenhamos”.

“A decisão veio de repente e até agora não vi evidências de minhas deficiências ou falhas”, alegou Aline.

Advertisement

De acordo com o jornal Leggo, cinco freiras fugiram após a demissão de Aline, relatando que o ambiente se tornou insuportável. “Somos cerca de 10. Saímos e fomos para um lugar seguro e protegido. Alguns de nós fomos à polícia para não criar alarmes e para que eles não viessem nos procurar”, relatou uma das religiosas.

Em comunicado, o mosteiro informou que a ex-abadessa tinha o direito de recorrer do decreto, caso levasse o caso ao Dicastério.

“A ex-abadessa tinha o direito de apelar contra o decreto, indo ao Dicastério. Agora, ela diz que prefere apresentar uma queixa civil, mas não está claro contra quem e por quais motivos, já que tudo foi feito de acordo com a lei da Igreja, que é a única autorizada a regular a vida monástica”, explicou a Aliança Inter Monastérios em 3 de maio.

Freira amapaense Aline Pereira Ghammachi, pede ajuda ao Papa após ser expulsa por "ser bonita demais"

Freira amapaense Aline Pereira Ghammachi, pede ajuda ao Papa após ser expulsa por “ser bonita demais”

“Bonita demais”

Apesar da recomendação de arquivamento, o processo foi reaberto meses depois. “Acredito que tenha sido a pedido de frei Mauro Giuseppe Lepori”, relata a freira. Lepori, superior da ordem religiosa que administra o mosteiro, havia sido seu colega de trabalho durante anos. “Ele dizia que eu era bonita demais para ser abadessa, ou mesmo para ser freira. Falava em tom de piada, rindo, mas me expôs ao ridículo.”

No ano seguinte, em 2024, o Vaticano designou uma nova visitadora apostólica. “Ela não fez nenhum teste conosco, não fez absolutamente nada, apenas teve uma conversa. E chegou à conclusão de que eu era uma pessoa desequilibrada e que as irmãs tinham medo de mim.”

Quase um ano após a visita, enquanto o papa Francisco ainda se recuperava de problemas de saúde, irmã Aline recebeu a notícia: perderia seu cargo, e outra madre-abadessa assumiria a liderança da comunidade.

A nova superiora, de 81 anos, chegou justamente no dia da morte do papa argentino. Disse estar ali enviada por ele. “Isso aconteceu num dia de luto para a Igreja, e num dia em que nós não poderíamos recorrer a ninguém. Chega essa comissária e se diz representante de uma pessoa que não existe mais.”

Aline conta que foi informada de que precisaria deixar o mosteiro e se recolher em outra comunidade católica. “Disseram que eu teria de fazer um caminho de amadurecimento psicológico.” Ela recusou a proposta. “Primeiro, porque eu não sabia a razão de ter sido mandada embora do mosteiro. E segundo porque não existiu uma denúncia formal ou um julgamento.”

Advertisement

Afastada do mosteiro, Aline recorreu ao Vaticano alegando que foi vítima de uma decisão injusta, motivada por sexismo e machismo. “Porque uma pessoa jovem e bonita deve ser burra? Não pode ser inteligente, tem que ficar calada”, afirmou.

Ela alega ainda não ter tido a chance de se defender. “Eu não tive direito de defesa. Fui colocada para fora do mosteiro, sem motivação. Estamos até recorrendo no Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica. Por que aconteceu? Porque eu sou mulher, porque eu sou jovem e porque, principalmente nesse contexto, sou brasileira”, disse a freira.

Apesar da situação, Aline não desistiu de sua missão. Junto com outras 11 religiosas que também deixaram o mosteiro, foi acolhida em uma villa onde pretende continuar o trabalho social. Elas, no entanto, terão de renunciar aos cargos. “Infelizmente, vai haver uma ruptura. Nós vamos ter que pedir a dispensa de votos, que é uma obrigação canônica, mas queremos continuar nossa vida de trabalho e de oração. Nós amamos a Igreja. Vamos começar do zero. Mas com uma visão de futuro, de talvez começar de novo, em outra congregação”, destacou ela.

Freira amapaense Aline Pereira Ghammachi, pede ajuda ao Papa após ser expulsa por "ser bonita demais"

Freira amapaense Aline Pereira Ghammachi, pede ajuda ao Papa após ser expulsa por “ser bonita demais”

Deixe seu comentário aqui embaixo

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações