Política
Vampetaço: Forma de protesto dos brasileiros nas redes sociais que reapareceu contra o tarifaço do Trump
Nesta semana, o nome “vampetaço” ficou entre os assuntos mais comentados na internet. A expressão faz referência a imagem do ex-jogador brasileiro, Vampeta, feita em um ensaio fotográfico sensual onde ele aparece totalmente pelado, e que voltou a circular com força nas redes sociais por motivo bastante político.
O “vampetaço”, na prática, é uma onda de protestos online em que brasileiros comentam fotos e memes do ex-jogador Vampeta, peladão, como forma de provocação e manifestação política. O alvo da vez foi o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e até o perfil oficial do Representante Comercial dos EUA (USTR).
Tudo por causa do “tarifaço” anunciado recentemente por Donald Trump, que deve prejudicar a venda de produtos brasileiros para os Estados Unidos. Como forma de resposta, internautas do Brasil lotaram as redes de Trump e de seus apoiadores com montagens do famoso ensaio nu de Vampeta, publicado em 1999 na revista “G Magazine”.
A época das fotos, Vampeta ainda jogava no Corinthians e topou o convite da revista após uma conversa regada a caipirinhas com um dançarino de axé. Ele pediu R$ 100 mil para posar — quatro vezes o salário que recebia no time paulista — e recebeu o cheque imediatamente. O valor, corrigido hoje, seria cerca de R$ 500 mil. Apesar das críticas iniciais, Vampeta não se arrepende: “A revista vendeu muito e é a mais vendida até hoje”, disse em entrevista ao podcast Acompanhadas, em 2023.
A imagem, considerada ousada, passou a ser usada anos depois como símbolo de irreverência e protesto nas redes. A prática do “vampetaço” ganhou força em brigas de torcidas, disputas entre fãs de reality shows e até em embates políticos. Elon Musk, por exemplo, foi alvo da mesma “tática” após criticar o STF em 2024.
Agora, em plena tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos, o vampetaço ganhou nova força. Memes com frases como “Trump is on Epstein’s list” (“Trump está na lista do Epstein”), em referência ao escândalo de exploração sexual infantil envolvendo o bilionário Jeffrey Epstein, começaram a circular nos comentários. Outros memes censuram o órgão genital de Vampeta com palavras como “BRICS” — alusão ao bloco econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Até o ator Rob Schneider, famoso por comédias hollywoodianas e pelo apoio a Trump, foi surpreendido com centenas de comentários cheios de memes do Vampeta, após se pronunciar sobre a tensão entre os dois países.
A irreverência dos brasileiros, somada ao protesto criativo e inusitado, transformou o “vampetaço” em trend internacional — mostrando que, com um pouco de humor e muita ousadia, até uma foto de 1999 pode virar símbolo de resistência virtual.
Confira alguns memes do Vampetaço:












