Mais de 1,8 mil notificações aplicadas por uso irregular de vagas especiais em Manaus - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sábado, 31 de janeiro de 2026

Manaus

Mais de 1,8 mil notificações aplicadas por uso irregular de vagas especiais em Manaus

Publicado há

em

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), notificou, entre janeiro e julho deste ano, 1.829 motoristas por estacionamento irregular em vagas exclusivas para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) em shoppings, supermercados e pontos comerciais da cidade.

Durante as abordagens realizadas pelos agentes, é verificado se existe a credencial emitida pelo IMMU no painel do veículo. Essa medida tem como objetivo garantir que apenas idosos e pessoas com deficiência utilizem as vagas reservadas para elas. Caso o documento não seja encontrado no veículo abordado, os agentes realizam a autuação por utilizar a vaga indevidamente.

“A prioridade no trânsito é também uma questão de respeito humano. Nossas equipes estão atuando de forma permanente para coibir esse tipo de irregularidade, e os números mostram que a fiscalização é necessária e seguirá cumprindo a legislação de trânsito”, destacou o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Lêda Júnior.

Fotos – Divulgação/IMMU

As ações de fiscalização são acompanhadas por campanhas de conscientização para educar os condutores e estimular o uso responsável das vagas especiais.

O IMMU reforça que, para utilizar as vagas, é necessário que o condutor esteja com o cartão de identificação visível no painel do veículo, documento que pode ser solicitado junto ao órgão de trânsito municipal.

Para obter a credencial que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. As PcDs devem apresentar, também, o laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.

O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes e tem validade de cinco anos.

Advertisement
Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações