Lembra das adolescentes obrigadas a cavar a própria cova? Seus algozes foram soltos! - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Polícia

Lembra das adolescentes obrigadas a cavar a própria cova? Seus algozes foram soltos!

Publicado há

em

Adolescentes foram filmadas cavando a própria cova antes de serem mortas, diz delegado — Foto: Reprodução

Em março de 2021, o Brasil se chocou com a notícia sobre Adolescentes obrigadas a cavar a própria cova em região de matagal! Tudo gravado!. Tratava-se da Maria Eduarda e Joyce Ellen que foram encontradas em uma cova rasa no conjunto Parque Aliança, em Timon, em 20 de março de 2021. As jovens moravam em Teresina.

Acontece que tempos depois, a Polícia Civil prendeu 5 pessoas que teriam sido os responsáveis pela execução das adolescentes Maria Eduarda, de 17 anos, e Joyce Ellen, de 16 anos, que foram torturadas, assassinadas e enterradas.

Daí, no início desse ano, em 28 de janeiro, três de cinco réus pelos assassinatos, foram postos em liberdade porque o julgamento, que estava marcado para quarta (29), foi adiado.

Maria Eduarda e Joyce Ellen foram encontradas em uma cova rasa no conjunto Parque Aliança, em Timon, em 20 de março de 2021.

As jovens moravam em Teresina. Segundo a Polícia Civil, as duas adolescentes foram torturadas, obrigadas a cavar as próprias covas, mortas e enterradas.

Foram postos em liberdade Micaely Kessia Gomes Virgílio, William de Sousa Teófilo e Karina Ellen do Carmo Sousa. Permanecem presos Rafael Sthanley Ferreira de Sousa e Leonado Thalyson Ferreira de Sousa.

Além destes cinco, outras nove pessoas também respondem pelos assassinatos das adolescentes, mas em outros processos, com participações diferentes.

Advertisement

Um documento, obtido pelo portal G1, sobre as investigações do caso, mostra que foi “confirmada a materialidade e autoria do crime, com participação das 14 pessoas, o que, para ele, [o magistrado] deixou ainda mais evidente que o crime foi premeditado”, informou o portal.

Fórum de Timon, Maranhão — Foto: Asscom CGJMA

Fórum de Timon, Maranhão — Foto: Asscom CGJMA

Membro do MP adoeceu

Segundo a decisão a Justiça, o adiamento foi pedido pelo Ministério Público, porque um dos membros da acusação adoeceu. O julgamento teria sido adiado para 30 de abril de 2025, porém, não encontramos informações atualizadas de que fato aconteceu.

Como o adiamento não foi causado pelos réus e estende a prisão deles por mais 3 meses sem julgamento, o juízo entendeu que a permanência deles na prisão fere a Constituição Federal:

“Tal situação não pode ser atribuída aos acusados ao ponto de ficarem custodiados provisoriamente por todo este tempo superior a 3 (três) anos. Tal fato demonstra que a prisão cautelar, neste momento, já atua como violador do princípio da proporcionalidade (CF, art. 5º, LIV)”, escreveu o magistrado Rogério Monteles.

Adolescentes foram filmadas cavando a própria cova antes de serem mortas, diz delegado — Foto: Reprodução

Adolescentes foram filmadas cavando a própria cova antes de serem mortas, diz delegado — Foto: Reprodução

Deixe seu comentário aqui embaixo

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.