Internacional
Acidente nos EUA causa fuga de macacos usados em pesquisas; autoridades alertam para risco de doenças
Um acidente de trânsito registrado na manhã da ultima terça-feira (28/10) no estado do Mississippi, Estados Unidos, terminou com a fuga de macacos usados em pesquisas científicas. As autoridades emitiram um alerta à população, pedindo que ninguém se aproxime dos animais.
De acordo com o Departamento do Xerife do Condado de Jasper, os macacos da espécie rhesus (Macaca mulatta) são considerados agressivos com humanos e podem transmitir doenças como herpes, Covid-19 e hepatite. Alguns deles precisaram ser sacrificados durante o resgate.
O grupo era transportado em um caminhão que capotou na rodovia interestadual 59, ao norte de Heidelberg (Mississippi). Vídeos feitos no local mostram macacos correndo pela mata e caixas de madeira quebradas, com etiquetas de “animais vivos”.
A Universidade de Tulane, de Nova Orleans — instituição responsável por abrigar os animais no Centro Nacional de Pesquisa Biomédica — afirmou em nota que os primatas não estavam contaminados por nenhum agente infeccioso.
Após a declaração, o Departamento do Xerife explicou que a informação sobre o risco partiu do motorista do caminhão, que alertou as autoridades de que os animais eram perigosos e que o manejo exigia equipamentos de proteção individual (EPI).
Até o momento, três macacos seguem desaparecidos, e as buscas continuam na região. Não há registros de ataques a pessoas.
🙈🦠🚚 Macacos de laboratório infectados fogem após acidente nos EUA
Um caminhão que transportava macacos usados em testes científicos tombou em uma rodovia no Mississippi, provocando a fuga de alguns animais. Um deles continua desaparecido.
Os macacos, vindos da Universidade… pic.twitter.com/cWrxvddU0n
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) October 29, 2025

Imagem: Divulgação








