Brasil
Micro-ondas pode ter causado incêndio na COP30; veja o que se sabe
Um susto tomou conta da COP30 na quinta-feira (20) em Belém. Um incêndio atingiu a Blue Zone, área da conferência destinada às negociações oficiais entre delegações internacionais, mas foi controlado em apenas seis minutos, segundo o Corpo de Bombeiros do Pará.
As primeiras investigações indicam que o fogo começou em um equipamento eletrônico, possivelmente um forno de micro-ondas em um dos estandes. Apesar da correria, a ação rápida de 56 bombeiros, com apoio de uma equipe externa e 244 extintores, evitou que o incidente se tornasse mais grave. Uma mangueira de hidrante instalada no local também ajudou a conter as chamas.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram a fumaça se espalhando pelo pavilhão, mas, felizmente, não houve feridos. A Blue Zone foi evacuada imediatamente, garantindo a segurança de participantes e organizadores.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, explicou que a decisão sobre a retomada das atividades será anunciada ainda nesta quinta-feira ou, no máximo, na sexta-feira (21). Ele reforçou que os pavilhões são construídos com materiais antichamas e que incidentes desse tipo podem acontecer em grandes eventos ao redor do mundo.
Veja o vídeo do momento do incêndio:







