Manaus
Inscrições para creches da Prefeitura de Manaus encerram nesta terça-feira (13/1)
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que encerra nesta terça-feira, 13 de janeiro, o período de inscrições para vagas em creches da rede municipal. O cadastro teve início no dia 6/1 e deve ser realizado exclusivamente de forma on-line, pelo site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br, onde pais e responsáveis também têm acesso ao edital com todos os critérios e o passo a passo para a inscrição.
Até a tarde de segunda-feira (12/1), foram contabilizadas 9.163 inscrições para vagas em creches municipais, sendo 1.822 para o Maternal 1, 3.284 para o Maternal 2 e 4.057 para o Maternal 3. Os dados são do sistema de monitoramento da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), responsável pela tecnologia que sustenta o processo de matrículas da rede pública municipal.
Ainda conforme a Prodam, do total de inscrições registradas, 56% são para creches de ensino integral, 23% para unidades que ofertam a modalidade no turno vespertino e 21% no turno matutino.
A gerente de matrícula da Semed, Darlene Liberato, reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre o encerramento definitivo do prazo, destacando que não haverá prorrogação.
“Atenção, senhores pais: se vocês têm uma criança e pretendem colocá-la em uma creche municipal, as inscrições vão somente até esta terça-feira, dia 13, às 23h59, no horário de Manaus, e não serão estendidas. A inscrição é on-line. Caso encontrem alguma dificuldade, podem procurar qualquer escola para receber apoio. A sede da Semed também está atendendo os pais que precisam de ajuda”, enfatizou.
A Semed lembra que existem critérios de seleção, como participação em programas federais de assistência a famílias de baixa renda, mães ou responsáveis com vínculo empregatício que dificulte permanecer em casa, mães adolescentes que necessitam estudar, além de crianças atípicas, entre outros. Todos os critérios exigem comprovação oficial.
Darlene Liberato destacou ainda a importância de realizar a inscrição, mesmo que a criança não seja contemplada inicialmente, pois os não selecionados passam a integrar o cadastro reserva.
“É importante que os pais estejam cientes de que a criança pode ser contemplada com a vaga ou incluída no cadastro reserva. Caso alguém à frente na fila não efetive a matrícula dentro do prazo, o próximo será chamado. Por isso, pai e mãe, não percam a data”, concluiu.

Fotos – Ulisson Santos/Acervo Semed








