Manaus
Iniciação científica da Prefeitura de Manaus fortalece formação acadêmica e integração com o SUS
A Prefeitura de Manaus apresentou, nesta sexta-feira, 30/1, os resultados parciais dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), iniciativa que aproxima estudantes de graduação da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade foi realizada no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizada na zona Centro-Sul da capital.

Fotos – Caio Alex Silva/Semsa
A iniciativa é coordenada pela Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap) e conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). O programa promove a inserção de acadêmicos em pesquisas aplicadas à saúde pública, sob a orientação de servidores da rede municipal com titulação de mestre e doutor, buscando soluções para desafios enfrentados pelo SUS em Manaus.
Durante a programação, foram apresentados cinco projetos das Ciências da Saúde, com abordagens voltadas à Atenção Psicossocial, Saúde Bucal e Vigilância Ambiental e Epidemiológica. Os estudos representam os primeiros seis meses de execução das pesquisas e refletem o compromisso da gestão municipal com o uso de evidências científicas na formulação de políticas públicas.
A coordenadora do Paic, Priscilia Naiff, destacou que esta é a quarta edição do programa, que tem como foco estimular a produção científica ainda na graduação e qualificar a formação profissional. Segundo ela, a apresentação dos resultados parciais permite identificar avanços e propor ajustes que possam contribuir para melhorias na gestão e na prestação dos serviços de saúde.
De acordo com Priscilia, as análises realizadas pelos avaliadores auxiliam na construção de propostas que podem ser incorporadas às políticas públicas, tanto no atendimento aos usuários quanto na atuação dos profissionais da rede municipal. Para a coordenadora, o evento representou um momento relevante de troca de experiências e avaliação coletiva dos projetos.
Avaliação técnica
Os trabalhos foram avaliados por bancas compostas por especialistas integrantes do Comitê Científico da Semsa e do Comitê Institucional de Iniciação Científica, formado por avaliadores internos e externos. Em sua quarta edição, o Paic reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus com o incentivo à vocação científica e com a qualificação da Atenção Primária, por meio da inovação e da pesquisa aplicada.
Integrante da banca avaliadora, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador (Dvae) da Semsa, Marinelia Ferreira, ressaltou a relevância da iniciação científica na formação dos futuros profissionais. Para ela, o contato precoce com a pesquisa amplia horizontes e estimula o desenvolvimento de estudos alinhados às necessidades sociais, especialmente na Atenção Primária.
Marinelia destacou ainda que os resultados das pesquisas contribuem para o aprimoramento dos processos de trabalho e para a oferta de serviços mais qualificados à população.
A estudante de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mariana Pongitory, também avaliou positivamente a experiência no Paic. Segundo ela, o programa tem ampliado sua compreensão sobre o funcionamento do sistema de saúde e a integração entre diferentes áreas e profissionais.
Seu projeto, desenvolvido em um laboratório da rede municipal, analisa a soroprevalência da hepatite B no Amazonas. Para a acadêmica, a vivência proporcionada pelo Paic contribui não apenas para a formação acadêmica, mas também para a construção de uma atuação profissional mais comprometida com a melhoria da saúde pública no Estado.








