Adolescente morre após ser mordido por morcego contaminado, no Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quarta, 18 de dezembro de 2024

Amazonas

Adolescente morre após ser mordido por morcego contaminado, no Amazonas

Publicado

no

No último sábado (25/11) a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) o divulgou resultado positivo de exame para Raiva Humana em um adolescente de 17 anos, que morreu no dia 16 de novembro, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus.

Segundo familiares, o adolescente foi atacado por um morcego na comunidade Tapira, no rio Unini, zona rural de Barcelos, onde morava. A partir da mordida sofrida pelo animal, a suspeita de Raiva Humana foi levantada.

A irmã do adolescente, de 10 anos, está internada em coma na Fundação de Medicina Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) com sintomas semelhantes. A criança também foi submetida a exames, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Outro paciente, de 44 anos, da mesma comunidade, está internado na FMT-AM. Mas os exames já haviam descartado a suspeita de Raiva Humana. O homem continua internado, em observação e sem apresentar sintomas de encefalite viral.

Desde o domingo (19) equipes de vigilância ambiental da FVS-AM com experiência na prevenção e controle de eventos que envolvem morcegos chegaram à comunidade para diagnóstico situacional na área e ações de prevenção e juntaram-se a profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Airão, em apoio a Barcelos.

Técnicos da FVS-AM, que já estão na comunidade, iniciaram a coleta de espécimes de morcegos hematófagos, bem como a aplicação da pasta vampiricida, usada para o controle da população desses animais e busca ativa de outros casos suspeitos em humanos. Já foram coletados espécimes de quatro comunidades da Reserva Extrativista (Resex) do rio Unini.

A equipe que retornou do município de Barcelos encaminhou três amostras de morcegos hematófagos coletados na comunidade de Tapira que serão encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública para análise.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Foram solicitadas mais 500 doses de vacina para tratamento antirrábico humano para Barcelos e 250 doses para Novo Airão, além de 60 doses de soro antirrábico para Barcelos, informou a diretora-presidente da FVS-AM em exercício, Rosemary Costa Pinto.

A FVS esclarece que não existe vacina preventiva para Raiva Humana. A Semsa-Barcelos está aplicando sorovacinação profilática apenas nas pessoas com relatos de agressão por morcegos.

Adolescente morre após ser mordido por morcego contaminado, no Amazonas - Imagem: Divulgação

Adolescente morre após ser mordido por morcego contaminado, no Amazonas – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações