Na tarde da última terça-feira (9) um plano de fuga na Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II), localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, fracassou. Para tentar forçar a fuga, dois presos – um de 31 anos e um de 28 – fingiram uma briga na travessia entre a cela e o banho de sol. Um deles chegou a engolir uma faca improvisada. A informação foi confirmada por agentes penitenciários. A Secretaria de Segurança Pública nega a tentativa.
Preso engole faca e simula briga para tentar fugir de presídio – Imagem: TV Globo/Reprodução
Imagens gravadas na Papuda mostraram um dos detentos com o nariz quebrado. O plano da dupla era de aproveitar o momento em que eles estivessem na viatura policial, a caminho do hospital, para abrir as algemas e atacar o policial no desembarque.
Por isso, um dos presos tinha guardado na boca uma chave artesanal para abrir a algema. Outro deles engoliu a faca, que ficou pendurada por uma linha amarrada no dente. Ele pretendia puxar a arma quando fosse atacar o policial.
O plano foi descoberto por uma policial da área de inteligência do sistema prisional. O caso é investigado pela 30ª DP (São Sebastião). Os dois presos que tentaram fugir são detentos sentenciados e estão no regime fechado.
Chave para abrir algema guardada na boca por detento – Imagem: Divulgação