Apagão afeta aproximadamente 200 mil pessoas no AM, aponta governo - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sexta, 22 de novembro de 2024

Manaus

Apagão afeta aproximadamente 200 mil pessoas no AM, aponta governo

Publicado

no

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) junto à Força-Tarefa de Defesa do Consumidor, fiscaliza as medidas emergenciais adotadas pela Amazonas Energia para minimizar os prejuízos das populações dos municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, afetados por um apagão que teve início na sexta-feira (19). Segundo o grupo, aproximadamente 200 mil pessoas foram atingidas pelo apagão.

Força-tarefa de defesa do consumidor do Amazonas se reúne com representantes da Amazonas Energia — Imagem: Divulgação

Composta também pela Comissão do Consumidor da Assembleia Legislativa, Ministério Público e Procon, a Força-Tarefa estuda tomar medidas judiciais para o ressarcimento dos danos materiais e coletivos.

Na manhã da última segunda-feira (22), integrantes da força-tarefa estiveram reunidos na Defensoria Pública para traçar estratégias de atuação. Na ocasião, representantes dos órgãos ouviram do presidente da concessionária, Tarcísio Rosa, que o fornecimento de energia elétrica para os municípios deve ser retomado até o final desta semana.

O presidente também explicou as medidas emergenciais que estão sendo adotadas pela empresa, como a contratação de mergulhadores para a verificação do problema no cabo subaquático que gerou o apagão. Tarcísio Rosa também afirmou que geradores de energia devem chegar ainda nesta segunda-feira aos municípios e que uma usina termelétrica de 60 MW será instalada para garantir o fornecimento de energia, priorizando locais essenciais como hospitais, até que o problema seja definitivamente solucionado.

Local em que cabo sofreu dano, segundo Amazonas Energia — Imagem: Divulgação

“Inicialmente, nós vamos acompanhar de perto o andamento das ações contingenciais que estão sendo adotadas pela Amazonas Energia. Mas vamos posteriormente avaliar a tomada de medidas judiciais para o ressarcimento dos danos materiais e coletivos da população que já está há dias sem energia elétrica”, afirmou o defensor público Thiago Nobre Rosas, responsável pela Defensoria Pública Especializada em Atendimento de Interesses Coletivos (DPEAIC).

Ficou então acordada uma visita nesta terça-feira à usina termelétrica de Flores, em Manaus, que foi recentemente desativada e adquirida para ser instalada na região dos municípios afetados pelo apagão.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações