Campanha de imunização contra o Sarampo é iniciada no Amazonas - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Amazonas

Campanha de imunização contra o Sarampo é iniciada no Amazonas

Publicado

no

Iniciou nesta segunda-feira (10/02) a Campanha Nacional de Vacinação da Tríplice Viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba. De responsabilidade dos municípios, os locais de vacinação são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na capital, Manaus, além das UBSs, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) também disponibilizam a vacina.


A campanha acontece até o dia 13 de março e tem como público-alvo crianças e jovens de 5 a 9 anos de idade que ainda não foram imunizados contra a doença.

No Caic Alberto Carreira, localizado no bairro Compensa, na zona oeste, os pais que estiveram na unidade receberam orientações sobre a campanha de vacinação e aproveitaram para imunizar os filhos.

LEIA TAMBÉM  Veja como vai ser top o novo quartel da ROCAM em Manaus

Moradora do município de Iranduba, a dona de casa, Jucimara Menezes, compareceu ao Caic com a filha e dois sobrinhos. Eles tinham consultas agendadas e, assim que soube da campanha de vacinação, Jucimara foi até a sala de imunização verificar a possibilidade deles tomarem a vacina.

Campanha de imunização contra o Sarampo é iniciada no Amazonas – Imagem: Divulgação

“Como eu moro longe, aproveitei para vacinar os meninos e verificar se a caderneta deles estava em dia, porque é muito importante para evitar doenças”, disse a dona de casa, que precisou vacinar apenas um dos sobrinhos, já que os demais estavam com vacinas em dia.

A enfermeira Ana Flávia Toss explicou como funcionará o atendimento na unidade para que todos que estão dentro da faixa etária recebam a imunização durante a campanha.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“Aqui no Caic, nós costumamos atender, para as consultas médicas e vacinação, crianças de 0 aos 13 anos de idade. Mas, durante o período da campanha, os jovens que estão dentro da faixa etária de imunização, ou seja, entre os 14 e 19 anos, também podem procurar a unidade que irão receber a vacina sem qualquer impedimento, basta apenas apresentar o cartão de vacinação”, informou.

LEIA TAMBÉM  Mais de 1,4 mil focos de incêndio seguem ativos em 9 cidades do Amazonas

Dia D – No sábado (15/02), acontece o Dia D de mobilização nacional, com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) todas as secretarias municipais de saúde receberam as doses da vacina.

LEIA TAMBÉM  Governo do Estado economiza R$ 12 milhões em chamamento público para compra de testes rápidos de Covid-19

No segundo semestre, acontece a segunda etapa da campanha Nacional da Tríplice viral. De 3 a 31 de agosto, pessoas com idade entre 30 e 59 anos serão imunizadas contra a doença e no dia 22 de agosto acontece o Dia D de mobilização nacional.

Dados – O Amazonas está há um ano sem registrar casos de sarampo. Os últimos foram em janeiro do ano passado. Em todo o ano de 2019, foram quatro casos de sarampo, sendo três em Manaus e um em Coari. Em 2018, o estado registrou 9.809 casos confirmados em 50 cidades.

Campanha de imunização contra o Sarampo é iniciada no Amazonas – Imagem: Divulgação

 

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações