Publicado
4 anos atrásno
Os contratos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) relacionados ao Hospital e Pronto-socorro Delphina Aziz, unidade referência no Amazonas para tratamento do novo coronavírus, foram apresentados nesta quarta-feira (12/08), aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa do Amazonas durante visita à unidade.
Os deputados estaduais Wilker Barreto e Delegado Péricles foram recebidos pelo diretor do hospital, José Luiz Gasparini; pela secretária executiva adjunta do Fundo Estadual de Saúde (FES), Nívia Barroso; pela assessora jurídica da Susam, Camila Melo; e pela assessora técnica da secretaria, Nayara Maksoud.
Os deputados tiveram acesso aos processos relacionados ao hospital, entre eles aqueles que dizem respeito aos serviços prestados durante o período da pandemia da Covid-19, e puderam esclarecer dúvidas, além de conhecerem a estrutura da unidade. Os documentos foram disponibilizados fisicamente e também em nuvem, para que possam acessar os documentos digitalmente.
Para a secretária do FES, Nívia Barroso, a visita dos deputados ao Hospital Delphina Aziz foi muito produtiva. “Hoje, foi importante porque os deputados da CPI conheceram a estrutura do Delphina, além de entender e saber que ele está 100% pronto, com todos os leitos operando, com a capacidade total e o parque de imagens plenamente funcionando”, ressaltou.
A secretária acrescentou ainda que os deputados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da proposta da Susam para a utilização do hospital. “Os deputados puderam conferir isso (a estrutura do hospital) pessoalmente, puderam entender e tirar todas as suas dúvidas sobre os contratos, com relação à estrutura e com relação ao que se pretende para o Delphina no pós-covid”.
Para o deputado Péricles, presidente da CPI, é perceptível o esforço que a Secretaria de Saúde tem realizado para melhorar o sistema de saúde do Estado.
Delphina Aziz – O Hospital Delphina Aziz saiu de 132 leitos, dos quais 50 eram de UTI, para mais que o dobro. Hoje, são 350 leitos, entre clínicos e de terapia intensiva.
No final do mês de julho, o secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, esteve na unidade hospitalar, onde foi discutido o plano de ação para a retomada dos atendimentos do Hospital Delphina Aziz no pós-pandemia. O objetivo é reforçar o sistema de saúde e promover a redução de filas para consultas e cirurgias.
A unidade tem 36 mil metros quadrados de área construída e 80 mil metros quadrados de área total. A estrutura conta ainda com 11 salas cirúrgicas e um parque tecnológico para realização de exames de Endoscopia, Colonoscopia, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, RX Telecomandado, cardiologia com exame de mapa holter, esteira ergométrica, eletrocardiograma, ecocardiograma e mamografia.
Fotos: Rodrigo Santos/ Susam
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam): Martha Bernardo (98151-4487) e Paulo Bahia (98154-2531)/comunicacao@saude.am.gov.br
Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam