Começou nesta segunda-feira, dia 10, em Sochi, o curling, um dos esportes que mais fizeram sucesso no Brasil em Vancouver 2010. Os melhores jogadores do mundo da “bocha no gelo” estão reunidos no Ice Cube Curling Center e a torcida russa promete ser uma das protagonistas no bom e no mal sentido.
O ginásio com capacidade para 3 mil espectadores estava cheio com apenas algumas cadeiras vazias. Os russos, ainda pouco acostumados a jogos de grande relevância do curling, faziam muito barulho e estendiam as suas bandeiras a cada jogada positiva dos donos da casa.
Na estreia, pelo masculino, os russos perderam por 7 a 4 para os brasileiros. O atleta brasileiro que fez a diferença foi o amazonense José Fernandes.
José Fernandes, 23, é o tipico atleta Amazonense que fez a sua história sem depender da ajuda do governo; movido pela paixão e vontade de mudar de vida, José ouviu muitas risadas de seus amigos enquanto ele morava ainda em Barreirinha, uma cidade do Estado do Amazonas que se localiza a leste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 331 quilômetros.
Agora, nos jogos olímpicos de inverno em Sochi, Fernandes fez os russos perderem a linha no curling e os viu pedirem silêncio para a torcida!
Por atrapalhar em muitas oportunidades as outras equipes que estavam arremessando a pedra, a organização soltava em algumas oportunidades a seguinte mensagem no telão: “por favor reduza o barulho enquanto a jogadora estiver arremessando a pedra”.
Do Amazonas para o mundo ver! Parabéns José!
Amazonense de Barreirinha rouba a cena no Mundial Masculino de Curling