Cheia 2021: Manaus registra a maior cheia da história, água chegou a 29,98 metros - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Amazonas

Cheia 2021: Manaus registra a maior cheia da história, água chegou a 29,98 metros

Publicado

no

Nesta terça-feira (1º/6), Manaus registra a maior cheia de todos os tempos, desde o início dos registros, em 1902. O nível do Rio Negro subiu para 29,98 metros, ultrapassando em 1 centímetro a cota recorde de 2012.

Cheia 2021 Manaus registra a maior cheia da história, água chegou a 29,98 metros – Imagem: Divulgação

Na cidade de Manaus já existem vários pontos de alagamentos. No centro histórico os veículos transitam com dificuldade, além da Praça do Relógio, o prédio da Alfândega e o Garajão também foram atingidos.

No inicio da manhã desta terça-feira o trânsito de ônibus para Estação de ônibus da Praça da Matriz e rua Floriano Peixoto foram interrompidos por conta do avanço das águas, que também invade lojas e comerciantes relatam prejuízos. Lojistas tiveram os estabelecimentos alagados, mesmo com as contenções em forma de barreira para impedir a entrada da água.

LEIA TAMBÉM  Câmara de Maués aprova processo de Cassação do prefeito Carlos Góes

Algumas ruas do centro de Manaus, próximas a beira, estão interditadas com a subida da água. Em alguns bairros, moradores são obrigados a abandonar suas casas, mas alguns resistem em deixar tudo para trás. Nas casas invadidas pela água, a presença de bichos é constante. Uma família teve a cozinha invadida por peixes trazidos pela correnteza.

O local onde funcionava a principal e mais tradicional feira da capital, a Manaus Moderna, também foi inundado e os feirantes foram transferidos para a Feira Flutuante, construida pela Prefeitura de Manaus para acomodar alguns permissionários que foram afetados com a subida das águas.

A prefeitura de Manaus começará a pagar, a partir desta terça-feira (1º), o Auxílio Aluguel para 1.315 famílias. A lista com os nomes dos beneficiários pode ser consultada no site semasc.manaus.am.gov.br/serviço_cidadao, clicando no ícone “Lista Auxílio Aluguel – Cheia 2021”. Cada família terá direito a duas parcelas do benefício, no valor de R$ 300.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

No interior do Amazonas

LEIA TAMBÉM  Deputados estaduais irão plantar mudas na ALE em comemoração ao Dia da Árvore

No total, 58 dos 62 municípios registram prejuízos causados pela cheia. Em todo o estado, segundo a Defesa Civil, cerca de 455 mil pessoas foram afetadas. Em Presidente Figueiredo, município distante 107 quilômetros de Manaus, carros pequenos já transitam com dificuldades na BR-319, que liga a capital amazonense a Porto Velho.

Em Itacoatiara, após permanecer estagnado por seis dias, o Rio Amazonas voltou a subir no fim de semana. É a maior cheia da história da cidade. O nível da água marca os 15,20 metros, de acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil na segunda-feira (31).

LEIA TAMBÉM  Prefeito de Codajás curte as praias de Fortaleza enquanto o município curte os alagamentos e apagões na cidade

Prefeitura de Manaus desliga postes com iluminação artística devido a cheia

Como medida preventiva e por segurança, devido a cheia do rio Negro que atinge a cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), junto à Unidade Gestora de Abastecimento de Energia Elétrica (UGP-Energia), iniciou nesta segunda-feira, 31/5, o desligamento da iluminação artística de 70 postes na região central da avenida Eduardo Ribeiro, no entorno do Relógio Municipal e da Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição. A ação visa evitar qualquer tipo de incidente em que os postes em metal são condutores de corrente elétrica, o que em contato com a água pode colocar em risco quem circula pelo local.

Cheia 2021 Manaus registra a maior cheia da história, água chegou a 29,98 metros – Imagem: Divulgação

 

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações