Tefé tem muito o que comemorar após ver o pior passar pela cidade com poucas perdas. Tefé foi a primeira cidade do interior do Amazonas a elaborar um Plano de Ação para o enfrententamento do novo coronavírus e a primeira a lançar diariamente o Boletim Informativo sobre os Casos de Coronavírus. Ação essa que ocorre diariamente desde o dia 19 de março de 2020, apenas 6 dias após o aparecimento do primeiro caso de covid-19 no Amazonas.
Tefé também se destacou por ter sido a primeira do Estado a aderir Lockdown no Amazonas, ainda que tenha sido parcial para não afetar totalmente a economia do município. Neste domingo (21) a Secretaria Municipal de Saúde de Tefé chegou ao 5º dia seguido sem registros de óbitos decorrentes pelo novo Coronavírus e, mais do que isso, chegou a marca de 2.264 curas pessoas estão fora do período de transmissão do vírus segundo as informações mais atuais.
A última morte registrada em Tefé foi em 17 de junho. Desde lá nenhum novo óbito foi registrado na cidade conforme o boletim publicado neste domingo (21) pela Prefeitura de Tefé.
Prefeito Normando Bessa de Tefé / Divulgação
Em Tefé, há 46 casos confirmados de indígenas que contemplam aldeados e não aldeados. Cinco indígenas provenientes de Fonte Boa, três indígenas de Jutaí e três de Alvarães. Os óbitos são dois, um de Maraã e outro de Tefé.
Tefé permanece no terceiro lugar no ranking de infectados pelo Coronavírus no interior do Amazonas. Na frente estão os municípios de Coari com 3.284 infectados e 77 mortes; e Manacapuru com 3.083 casos confirmados e 122 óbitos. Manaus aparece em disparada no grande número de pessoas que apresentam o vírus, com 25.103 casos confirmados e 1.711 mortes.
Médicos e Enfermeiros no Centro de Referência de Combate ao Coronavírus em Tefé | Foto: Divulgação