A CPI dos Combustíveis da ALE-AM não foi engavetada. Ela foi concluída e apontou para a formação de cartel - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 05 de novembro de 2024

Amazonas

A CPI dos Combustíveis da ALE-AM não foi engavetada. Ela foi concluída e apontou para a formação de cartel

Publicado

no

Um dos assuntos mais recorrentes nas redes sociais é sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis feita por deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – ALE-AM no ano passado. Alguns internautas dizem que ela foi engavetada, porém, a verdade é outra.

A CPI foi instaurada em fevereiro de 2019 foi concluída em agosto de 2019. A CPI dos Combustíveis apontou para a formação de cartel, que é quando a quantidade produzida e os preços são combinados de maneira que retornem uma grande fatia de lucro para cada uma delas. No Brasil a formação de um cartel é considerado “crime contra a ordem econômica”, que pode gerar uma pena de 2 a 5 anos de prisão aos empresários do conluio, além de multa.

O documento contendo mais de cem páginas e identifica um alinhamento de preços nas bombas de combustíveis no estado. Apesar dos estudos, a CPI não tem como comprovar a combinação, por isso encaminhou o documento aos órgãos fiscalizadores e à Polícia Federal.

O relatório também apresenta encaminhamentos e propostas legislativas com o objetivo de baratear os preços e propõe a criação na Assembleia Legislativa de uma Comissão Especial – sem custo – para acompanhar todos os encaminhamentos.

Após denunciar à Polícia Federal a formação de Cartel, o deputado estadual Álvaro Campelo passou a receber ameaças de morte e recentemente tentaram aplicar golpes pelo Whatsapp passando-se pelo irmão do deputado e também pelo próprio parlamentar.

O Deputado Álvaro Campelo trava desde 2016 uma batalha contra os Cartéis de Combustíveis e a Defesa do Consumidor, tanto que já havia apresentado em 2016 uma notícia-crime ao Ministério Público Federal (MPF).

Em 2018, o deputado fez um pedido de investigação sobre a existência desse cartel à própria Polícia Federal. Nessa época, o requerimento foi por meio da comissão de defesa do consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).

Logo, é falso dizer que a CPI foi engavetada, quando na verdade todos esses documentos já são apontados indícios de “colusão entre os postos de combustíveis”, ou seja, formação de cartel.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
A CPI dos Combustíveis da ALE-AM não foi engavetada. Ela foi concluída e apontou para a formação de cartel

A CPI dos Combustíveis da ALE-AM não foi engavetada. Ela foi concluída e apontou para a formação de cartel

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações