A imagem de uma egípcia e uma alemã disputando uma bola no vôlei de praia está rodando o mundo pelas redes sociais – graças ao contraste cultural. Enquanto a alemã Kira Walkenhorst, de 26 anos, veste um biquíni, do outro lado da rede está Doaa Elghobashy, atleta de 19 anos que usa hijab (espécie de véu sob a cabeça) e calça leg em respeito à sua religião. Capturada por Lucy Nicholson, da agência de notícias Reuters, a fotografia também registra um feito inédito: essa foi a primeira vez que uma dupla do Egito disputou uma Olimpíada na modalidade.
Nada Meawad, companheira de Elghobashy, também entrou em campo com o corpo coberto, mas explicou que não competiu usando o hijab, pois segue uma linha religiosa diferente. O véu, segundo o islã, serve para preservar a privacidade e os princípios da mulher. Questionada após o jogo, Elghobashy disse que o hijab em nada atrapalha seu desempenho nas competições. Elghobashy e Meawad perderam de 2 sets a zero para as alemãs Walkenhorst e Laura Ludwig, mas seguem disputando contra a Itália na próxima terça-feira e Canadá, na quinta.
Enquanto a alemã Kira Walkenhorst veste um biquíni, do outro lado da rede está Doaa Elghobashy, atleta de 19 anos que usa hijab e calça em respeito à sua religião (Lucy Nicholson/Reuters)