Na época da colonização portuguesa e espanhola no século XVI, a expedição liderada por Francisco de Orellana na Amazônia brasileira encontrou as Icamiabas, uma tribo de mulheres guerreiras. Descritas como líderes de combate decididas, brancas, altas e hábeis com arco e flecha, as Icamiabas surpreenderam Orellana e sua comitiva nas margens do Rio Nhamundá. O relato do religioso Frei Carvajal erroneamente as associou às lendárias Amazonas da Grécia antiga.
A Lenda das Icamiabas : As Amazonas da Amazônia!
As Icamiabas, protegidas pela deusa Lua (Jaci), mantinham uma sociedade próspera na floresta, realizando rituais intensos de agradecimento. A lenda inclui o rebatismo do Rio Nhamundá para “Mar Dulce” por Orellana. Anualmente, as Icamiabas arranjavam parceiros para procriação, decidindo o destino das crianças.
Os guerreiros que se relacionavam com elas recebiam colares de Muiraquitã como amuletos de sorte, tornando-se um símbolo cultural na região nortista. Essa é a fascinante Lenda das Icamiabas, as Amazonas da Amazônia.
Gostou dessa lenda? Se Inscreva em nosso novo canal no Youtube No Amazonas é Assim – Lendas Amazônicas, ou se preferir, clique no banner abaixo!
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.