Lendas Amazônicas
A lenda do tucunaré

Publicado
12 anos atrásem

A origem do tucunaré pode ser explicada pelos índios que contavam uma lenda, que em certa tribo indígena no Amazonas, vivia um índio muito estranho, ele morava em toco de árvore que tinha buraco tipo caverna e esse toco já era um tanto apodrecido, ele pintava seu corpo no ponto que ficava todo colorido, nas cores: esverdeado, preta, azul, amarelo, etc.
Esse índio, gostava de pescar, e quando ia pescar mergulhava para apanhar o peixe lá no fundo do rio, e geralmente ele só pescava na reponta da maré, ou seja, logo que a água começa a encher, seu peixe mais preferido era a piranha, com o tempo esse índio desapareceu misteriosamente. E daí surgiu um peixe todo colorido, que o chamaram de “Tucunaré” em lembrança aquele índio que morava em toco de árvore e pescava na reponta da maré.
Dizem os pescadores da região, que o tucunaré desova num toco de árvore apodrecido, que está no fundo do rio, e ataca suas presas na reponta da maré e é o único predador de piranhas.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
Curta Metragem sobre a Lenda Urbana dos Irmãos Aragão
Conheça a Lenda do Tamba-tajá : A Planta do Amor Eterno da Amazônia!
Lenda Amazônica: Isabelle Nogueira brilha em baile com fantasia de Matinta Perera e vence votação popular
A Lenda da Santa Etelvina, a Santa dos Estudantes de Manaus!
A Lenda da Iara: A sereia dos rios amazônicos!
A Lenda do Diabinho na Garrafa : A promessa de Ficar Rico de Forma Rápido e Fácil!