Abaixo a triste história da sul-africana Sarah Baartman que tinha um traseiro longo incomum e os lábios carnudos que a renderam fama.
Sarah Baartman, também conhecida como Saartjie Baartman, era uma mulher Khosa que nasceu na África do Sul no final de 1789.
Ela é famosa por ser exibida como uma atração de show de horrores na Europa no início do século 18 por causa de suas nádegas grandes, que eram consideradas incomum e exótico.
Ela nasceu em Gamtoos Valley, onde hoje é a província de Eastern Cape, na África do Sul. Foi integrante dos Khoikhoi, grupo de africanos que viviam na região.
Quando jovem, foi retirada de sua casa pelo médico de um navio britânico, William Dunlop, que lhe prometeu trabalho como empregada doméstica na Cidade do Cabo.
No entanto, foi levada para a Inglaterra e exibida como uma atração secundária sob o nome de “Vênus Hotentote”.
As nádegas grandes e os lábios alongados de Baartman foram considerados incomuns e exóticos, e ela foi exibida em Londres e Paris, onde as pessoas pagavam para observá-la.
Ela também foi forçada realizar vários truques, como dançar e cantar, para entreter os espectadores.
Baartman morreu de sífilis em 1815. Ela foi abusada de todas as formas possíveis. Seus restos mortais foram dissecados e exibidos em um museu em Paris.
Em 2002, o governo sul-africano fez campanha pelo retorno dos restos mortais de Baartman à África do Sul, e ela finalmente foi enterrada em 2002.
Sarah Baartman