Publicado
7 anos atrásno
Na manhã desta quarta-feira (14/02) cerca de mil pessoas participaram da solenidade de abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2018, que tem por tema “Fraternidade e a superação da violência” e traz como lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8).
O evento, realizado pela Arquidiocese de Manaus, teve início por volta das 9h Praça XV de Novembro, mais conhecida como “Praça da Matriz”, contando com a presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus. Dom Sergio Castriani, além da participação de leigos e religiosos, pertencentes aos grupos, movimentos, ministérios, pastorais e forças vivas de todos os setores da arquidiocese.
A CF existe desde 1963 e tem sido uma atividade ampla de evangelização, desenvolvida na Quaresma, para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus. Como por exemplo o tema tratado esse ano, com ele a Igreja proclama, com a convicção da sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, que a violência é inaceitável como solução para os problemas, que a violência não é digna do homem, acaba com a paz e destrói a vida e a liberdade dos seres humanos.
Quanto ao lema “Vós sois todos irmãos” busca resgatar o sentido da Fraternidade dos povos somos todos irmãos e irmãs filhos e filhas de um mesmo Pai por isso iluminados pelo Evangelho do Reino somos chamados a não violência. “Enquanto irmãos nós não fazemos nada de ruim ao outro, então a fraternidade vai estar novamente reinando entre todos e, principalmente, no seio da sociedade”, explicou Patrícia Cabral, Presidente do Conselho de Leigos e leigas da Arquidiocese de Manaus e uma das coordenadoras do evento.
Segundo padre Geraldo Bendaham, Coordenador de Pastoral Arquidiocesano e coordenador geral do evento, o local também foi estrategicamente escolhido, por seu um cartão postal da cidade, mas que infelizmente também é um local que ocorre muitos atos violentos. “Aqui é um local simbólico da nossa cidade, local de encontros, mas lamentavelmente, também é um lugar onde ocorre roubos, mortes e muitas outras formas de violência que afeta a todos nós. Em contrapartida, aqui na praça temos a Igreja que é sinal de vida, de esperança e de superação de toda a violência que é o tema dessa campanha.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Praça e terminal de ônibus da Matriz poderá ser revitalizado dentro do programa ‘Nosso Centro’
Quarta edição do Juventude Católica em Ação será na Arena Poliesportiva do Amazonas
Obra pra ser entregue na Copa de 2014, finalmente é entregue em Manaus!
Reforma na Praça da Matriz, prevista para ser concluída antes da Copa do Mundo de 2014, está quase concluída em 2017
Reforma da Praça da Matriz (Praça do Relógio)