Na manhã desta quinta-feira (8), trabalhadores da empresa Açaí Transportes, que atua no transporte coletivo de ônibus na Zona Norte de Manaus, foram surpreendidos quando chegaram para trabalhar e encontraram os portões trancados. De acordo com informações dos próprios trabalhadores, a empresa teria sido vendida e os novos donos não deixaram os ônibus saírem da garagem.
A empresa Açaí Transportes postou nota nas redes sociais informando que não possui mais condições de manter sua operação no sistema de transporte coletivo urbano de Manaus em virtude do histórico de descumprimento contratual por parte do município de Manaus. Segundo a empresa, há uma dívida acumulada em quase 10 anos de concessão e informou que vai encerrar as operações à meia-noite do dia 9.
O texto da nota afirma que a empresa permanecerá ativa e deve explorar outros ramos de atividades ligadas ao transporte a fim de cumprir sua Recuperação Judicial e quitar todos os seus credores, em especial os trabalhadores.
Um vídeo registrou o momento que os funcionários são surpreendidos pela manhã quando chegam na empresa para trabalhar.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – IMMU, a empresa tem 65 ônibus, que atuam em mais de 10 linhas na Zona Norte de Manaus. Ainda segundo o órgão, veículos de outras empresas que atuam no transporte público da capital foram chamados para cobrir as linhas atendidas pela empresa. O Instituto também acredita que nesta quinta nenhum veículo da Açaí deve rodar na cidade. Uma reunião deve ser realizada durante a tarde entre o sindicato da categoria e representantes da empresa.
Confira a nota da empresa na íntegra: