A estudante Gabriela Oliveira, de 17 anos, ganhou um banho de açaí após conquistar uma bolsa integral do curso de nutrição em uma faculdade particular de Macapá, através do Programa Universidade para Todos (Prouni) com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Estudante ganhou um banho de açaí após a conseguir a bolsa de estudos em faculdade de Macapá (Foto: Reprodução/Facebook)
Ela nunca fez cursinho, por falta de recursos financeiros, a jovem conta que foi surpreendida quando soube que ficou em primeiro lugar na lista dos candidatos à vaga. Ela estudava em casa com apoio da mãe, Juzileide da Silva, que é professora.
A mãe postou vídeo do “banho” de açaí no facebook no dia 21 de fevereiro, dia que souberam da aprovação, e tinha, até a última atualização desta reportagem, mais de 48 mil reações e 11 mil compartilhamentos, além de comentários de incentivo e felicitações.
A jovem mora no município de Porto Grande com uma sobrinha, a mãe e o pai, que atualmente está desempregado. Outro desafio que Gabriela vai enfrentar pelo sonho de se tornar nutricionista é a mudança para a capital, a 102 quilômetros de distância do local onde vive atualmente.
A ideia de trocar a tradição de dar ovada na cabeça de calouros pelo banho de açaí foi da avó da estudante, Jucileide Sena, que tem uma batedeira de vitamina do fruto. O motivo não foi em vão. A família de Gabriela é adventista do 7º dia e adota uma dieta vegetariana, na qual abre mão de produtos de origem animal.
Trabalhar com alimentação relacionada à vida saudável é o novo foco da estudante, agora no ensino superior.
Mesmo com dificuldades, Gabriela conta que nunca desistiu do sonho de ter uma boa profissão. Ela diz que sempre buscou estar envolvida com projetos escolares. Através de um deles, a estudante chegou a ser premiada na Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap).
Na cidade paraense, Gabriela ganhou um notebook patrocinado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC), por ter apresentado a melhor redação. Outra premiação foi em 2016, também na Feceap, com um projeto de aproveitamento da casca do abacaxi.
Estudante ganhou um banho de açaí após a conseguir a bolsa de estudos em faculdade de Macapá (Foto: Reprodução/Facebook)