Ainda a pouco o deputado federal Felipe Becari compartilhou em suas redes sociais que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) voltou atrás da decisão de levar a capivara Filó para o Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e que ela permanecerá com ele em Autazes, região metropolitana de Manaus.
A notícia foi divulgada em um post collab com o jovem Agenor Tupinambá, de 24 anos, que ficará com a “guarda” da Filó após essa vitória.
“Vitória! Da razoabilidade, da coerência, do que é correto! A Filó vive em seu habitat natural e, por isso, não será mais removida e entregue às autoridades! Isso nos deixa extremamente felizes diante do esforço que tivemos, mas também cientes de que algumas informações devem receber a atenção de todos vocês após esse caso que tanto repercutiu”, diz o comunicado.
Digital Influencer Agenor Tupinambá consegue “guarda” da Filó e ela permanecerá em Autazes!
O texto ainda faz alerta para a importância de campanhas educativas sobre tráfico de animais silvestres e reforça que esse não é o caso do filhote de Agenor. “Nesse caso específico, o animal vive em seu habitat natural, não foi tirado, nem encarcerado e, embora algumas condutas devam ser ajustadas (como o tipo de conteúdo produzido), ela está lá e assim continuará, pois vive em liberdade”, diz a nota.
Por fim, Becari deixou uma mensagem ao criador de conteúdo: “Pode dormir tranquilo, Agenor. A Filó continuará vivendo em seu habitat natural que tanto ama e está adaptada”.