Política
Além de usar tarifaço para livrar Bolsonaro da cadeia Trump quer também minerais do Brasil
Uma nova informação sobre os interesses do presidente estado unidense, Donald Trump, chocou brasileiros de todas as regiões do país. Trump adicionou um novo item à chantagem que está fazendo com o Brasil em troca da imposição do Tarifaço.
Além de Trump querer livrar Jair Bolsonaro do julgamento por tentativa de golpe, exigir o fim dos processos contra as gigantes americanas de tecnologia e das redes sociais, agora ele quer acesso às riquezas do solo brasileiro, na forma de minerais estratégicos para o setor tecnológico, como o lítio e o nióbio. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (24), há oito dias da data limite que Trump estabeleceu para impor o tarifaço ao Brasil
O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, recebeu na ultima quarta-feira (23) os representantes do Instituto Brasileiro de Mineração. Escobar representa os interesses do governo norte americano no Brasil, pois o cargo de embaixador está vago.
De acordo com o Instituto de Mineração, o representante do governo de Trump deixou claro que os Estados Unidos estão interessados em realizar acordos com o Brasil para a aquisição de minerais considerados estratégicos.
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Raul Jungmann, disse que explicou ao encarregado americano que a negociação tem que envolver o governo federal brasileiro, pois de acordo com a Constituição brasileira, o que tem no subsolo, no caso os minerais são da União. Ou seja, deveria ser discutida com o governo brasileiro.
Apesar da proposta não ter cabimento, não é de hoje que o governo americano tem interesse em minerais estratégicos, como lítio, nióbio e nas chamadas terras raras – elementos químicos usados na produção de baterias, de equipamentos eletrônicos e militares.
Essas ideias de Donald Trump de pressionar os países ricos por terras raras não é de hoje. Trump já vem insistindo em controlar a Groenlândia, que pertence à Dinamarca. A Groenlândia que tem 25 dos 34 minerais considerados críticos, o que inclui terras raras.
O presidente Trump já exigiu que a Ucrânia cedesse terras raras para os Estados Unidos como um pagamento por toda a ajuda americana enviada na guerra contra a Rússia. Na ocasião, houve um bate boca entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca – mas o acordo foi fechado em abril prevendo que os Estados Unidos tenham preferência na exploração de terras raras ucranianas por 10 anos, em troca de apoio na guerra.
A grande importância das terras raras é que essas substâncias são essenciais na fabricação de produtos estratégicos de comunicação e bélicos e são insubstituíveis, afirmam especialistas.
Não houve contato direto do governo americano com o governo brasileiro sobre terras raras. A informação sobre o interesse só chegou através do Instituto de Mineração.
O Amazonas possui as terras raras e minerais estratégicos exigidos por Trump, chantageia o Brasil com seu tarifaço de 50%.
Os minerais apareceram em mensagem dos EUA ao Brasil como parte de um possível acordo entre os dois países para evitar a taxação pelos americanos sobre as importações de produtos brasileiros.

Imagem: Trump aumenta a lista de chantagens para o Brasil








