Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, as autoridades de segurança nacional reforçam as orientações para que a população denuncie caso veja alguém com atitude suspeita. Mas um cartaz divulgado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Facebook na última sexta-feira (8/7) está sendo alvo de críticas.
A imagem diz que pessoas suspeitas podem usar “roupas, mochilas e bolsas destoantes do clima. Agem de forma estranha e demonstram intenso nervosismo”. A descrição foi logo ironizada pelos internautas. “Aqui no Rio de Janeiro todo mundo é terrorista em potencial! Não importa o calor que faça, se o tempo fica nubladinho a galera já se veste como se estivesse em excursão pra Sibéria…”, “Céus, que ingenuidade! Um terrorista que se preza tem a aparência que ele quiser, ok?”, escreveu uma internauta,“Creio que numa roda de um boteco qualquer alguém seja capaz de descrever um terrorista melhor do que a Abin” foram alguns dos comentários.
Procurada, a Abin ainda não comentou as críticas.
Recentemente, o chefe da Assessoria Especial para Grandes Eventos do Ministério da Defesa, general Luiz Felipe Linhares, afirmou, que a população é grande parceira na observação de fatos que possam ajudar a identificar terroristas. A segurança dos Jogos Olímpicos conta com três eixos de atuação: Defesa Nacional (Ministério da Defesa), Segurança pública (Ministério da Justiça) e inteligência (Abin).
Alerta da Abin sobre terrorismo vira piada nas redes sociais
Alerta da Abin sobre terrorismo vira piada nas redes sociais
Ninguém… Absolutamente ninguém é digno de confiança.
Mochila? Jeito estranho? Roupas destoantes? Aqui está, sem dúvida, o suspeito digno do número 1: Finn, da Hora de Aventura.
ou bem espetaculoso, para desviar a atenção.
Eles estão tentando se misturar entre nós.
O disfarce de alguns pode ser discreto…
Estão até na tv
Podem estar em todos os lados
A ameaça é maior do que a gente pensava