Usar lentes de contato não é algo tão simples assim. Além da adaptação e do desconforto até se adaptar, há um outro agravante: a higienização. Isso porque, a falta de higiene pode favorecer a proliferação de amebas, provocando uma doença chamada: ceratite amebiana. A ameba, neste caso adere à córnea se alimentando dela.
Alerta: Se você usa lentes de contato, então precisa saber disso – Imagem: Divulgação
A ceratite amebiana não é uma doença muito comum e foi descoberta recentemente – no Brasil, os primeiros casos são de 1988. É uma infecção rara da córnea causada, geralmente, por amebas da espécie Acanthamoeba keratitis. No entanto, de acordo com estudo publicado no Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , a infecção pode ser causada por outras oito espécies do gênero Acanthamoeba. A maioria das pessoas infectadas (85%) usa lentes de contato. A infecção é mais provável se as lentes são usadas durante a natação ou se a solução de limpeza das lentes usada não é estéril.
Falta de Higiene
As amebas são protozoários bastante comuns. Por habitarem em grandes quantidades na água, elas podem facilmente alcançar nossos olhos. O problema é que para os usuários de lentes de contato, a lacuna entre as lentes e os olhos tem pouca oxigenação. Em temperatura ambiente, amebas podem, com facilidade, causar uma infecção entre a lente e o olho. Se a pessoa insiste em nadar de lentes, o que é proibido, ou usa água de torneira para lava-las o risco de contaminação é muito grande.
Os autores do estudo explicam que a Acanthamoeba pode aderir-se às lentes de contato (novas e usadas) e estojos usados para na sua manutenção. Além de agir como carreadora do protozoário, as lentes de contato (por apresentar depósitos, pelo uso prolongado ou manuseio errado) podem levar à ruptura epitelial, o que facilita a adesão amebiana à córnea. Uma vez aderida, ela passa a se alimentar da córnea levando a danos irreversíveis. Se não for tratada a tempo, a cegueira é inevitável.
COMO EVITAR A CONTAMINAÇÃO
⇒ Nunca usar as lentes enquanto nadar, tomar banho de banheira ou de chuveiro
⇒ Nunca lavar as lentes com água de torneira
⇒ Nunca usar soluções caseiras para lavar suas lentes
⇒ Nunca dormir de lentes
⇒ Nunca manipular as lentes sem antes lavar bem as mãos
⇒ Sempre lavar, com solução apropriada, o estojo das lentes de contato
⇒ Sempre higienizar com solução específica para lentes, com a data de validade correta