Publicado
5 anos atrásno
O Amazonas registrou mais 209 casos de Covid-19, nesta quarta-feira (22), totalizando 2.479 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Também foram confirmados mais 13 óbitos pela doença, elevando para 206 o total de mortes.
O boletim aponta que 1.203 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar, o que corresponde a 48,5% dos casos confirmados no Amazonas. De ontem para hoje, mais 153 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 879 recuperados.
As informações foram repassadas durante transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo do Amazonas. Participaram da coletiva a secretária de Saúde, Simone Papaiz, e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto.
Na ocasião, Simone afirmou que o Governo do Estado está avançando nas tratativas com o Governo Federal para a instalação do hospital de campanha anunciado pelo Ministério da Saúde no início de abril. A proposta é que essa unidade seja exclusiva para o atendimento a pacientes com quadro de média complexidade.
“Nós solicitamos 400 leitos junto ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde. Sinalizamos também a necessidade não só de estrutura, mas de equipes, insumos e equipamentos para a implantação dessa unidade”, disse a secretária.
Em paralelo, a Susam estreitou o diálogo com outras unidades hospitalares da capital com o objetivo de aumentar a oferta de leitos de referência para Covid-19.
Inicialmente, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), mantido com verbas federais, disponibilizou para o Estado 18 leitos de UTI e 45 leitos clínicos. Até esta quarta-feira, a unidade já havia recebido 11 pacientes (dois de UTI e nove de clínica médica) via Complexo Regulador.
“Eles estão finalizando a contratação de recursos humanos e vão estender esses 18 leitos para 31 leitos de UTI. Então, será mais um hospital de referência para que nós tenhamos como fornecer acesso a atendimento de pacientes Covid”, adiantou Simone Papaiz, que também está em contato com a direção do Hospital Beneficente Português.
Internações – Entre os casos confirmados de Covid-19, há 190 pacientes internados, sendo 81 em leitos clínicos (34 na rede privada e 47 na rede pública) e 109 em UTI (42 na rede privada e 67 na rede pública).
Há ainda outros 708 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 548 estão em leitos clínicos (303 na rede privada e 245 na rede pública) e 160 estão em UTI (87 na rede privada e 73 na rede pública).
Durante a coletiva on-line, a diretora-presidente da FVS frisou que pacientes do grupo de risco com suspeita de Covid-19 e que tenham outras comorbidades devem procurar uma unidade de saúde rapidamente e não deixar os sintomas agravarem.
“Isso leva à necessidade de que os casos leves sintomáticos de síndrome respiratória fiquem em casa para permitir que a rede assistencial fique livre, fique acessível para esses pacientes que precisam de uma avaliação médica, uma internação e talvez até mesmo de uma UTI”, recomendou Rosemary Pinto.
Pessoas com sintomas leves podem buscar atendimento e orientação pelo aplicativo de celular Sasi, ferramenta criada pelo Governo do Amazonas como alternativa de assistência remota à população durante a pandemia.
Municípios – Dos 2.479 casos confirmados no Amazonas até esta quarta-feira (22/04), 1.958 são de Manaus (78,9%) e 521 do interior do estado (21,2%).
Além da capital, 32 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (230); Itacoatiara (48); Iranduba (37); Parintins (35); Maués (29); Tabatinga (22); São Paulo de Olivença (15); Benjamin Constant e Tonantins com 13 casos cada; Presidente Figueiredo (12); Santo Antônio do Içá (11); Careiro Castanho (9); Anori (8); Maraã (7); Tefé (6); Careiro da Várzea (4); Autazes (3); Coari, Lábrea, Novo Airão e Rio Preto da Eva com 2 casos cada; e Anamã, Barcelos, Beruri, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Juruá, Jutaí, Manicoré, Nova Olinda do Norte e Santa Isabel do Rio Negro com 1 caso confirmado cada.
Óbitos – Nas últimas 24 horas, mais 13 óbitos que estavam em investigação foram confirmados tendo o coronavírus como causa. Deste total, sete são de pacientes de Manaus, com idades entre 41 e 77 anos, sendo que três deles apresentavam outras comorbidades.
Também foram confirmados os óbitos de um homem de 47 anos, residente em Iranduba; um homem de 43 anos, residente em Barcelos; um homem de 63 anos, residente no Careiro; e três homens, com idades entre 54 e 82 anos e histórico de outras comorbidades, residentes em Manacapuru.
Os 13 municípios com óbitos confirmados até o momento são: Manacapuru (14), Iranduba (4), Parintins (3), Maués (2), Careiro Castanho (2), Manicoré (1), Tabatinga (1), Itacoatiara (1), Presidente Figueiredo (1), Tefé (1), Novo Airão (1), Barcelos (1), Beruri (1) e Carauari (1); totalizando 34 mortes por Covid-19 entre pacientes do interior.
Outros 44 óbitos notificados seguem em investigação pelo Laboratório Central (Lacen) e 22 foram descartados para o novo coronavírus.
Mais informações podem ser encontradas nos sites www.coronavirus.amazonas.am.gov.br e www.saude.am.gov.br/painel/corona.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam): (98407-1699)/E-mail: comunicacao@saude.am.gov.br
Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam