Amazonas vence Botafogo da Paraíba e garante acesso à Série B de 2024 - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 05 de novembro de 2024

Esporte

Amazonas vence Botafogo da Paraíba e garante acesso à Série B de 2024

Publicado

no

Na noite deste sábado (7/10) a equipe amazonense de futebol Amazonas FC garantiu a vaga na Série B do Campeonato Brasileiro 2024 após o primeiro ano disputando a série C. A vaga veio após a vitória de 2 a 0 em cima do Botafogo da Paraíba na Arena da Amazônia lotada em noite histórica!

Há 17 anos uma equipe amazonense não disputa a Série B do campeonato brasileiro, a última vez que isso aconteceu foi 2006, quando o time do São Raimundo, mais conhecido como Tufão da Colina caiu da Série B para a Série C após 6 temporadas seguidas, de 2000 a 2006. Naquela época o Tufão era o maior do norte. Esse ano, aliás, o São Raimundo voltou à série A do Campeonato Amazonense em 2024 após ter sido rebaixado em 2022 e aqui eu desejo boa sorte ao antigo Rei do Norte que no final dos anos 90 e início dos anos 2000 botava pânico nos outros.

Amazonas vence Botafogo da Paraíba e garante acesso à Série B de 2024 – Imagem: Divulgação / Amazonas FC

A Arena da Amazônia estava linda demais! Com a capacidade máxima para acompanhar um clube local. Com todos os ingressos vendidos, logo, a Arena ficou lotada com 44.500 pessoas! Aliás esse é um dos maiores públicos da Arena da Amazônia até hoje, só atrás do jogo histórico entre o Manaus FC e o Brusque em 2019 com 44.896 pessoas. O jogo de hoje superou até a final da Taça Guanabara 2016, entre Vasco e Flamengo, disputada na capital amazonense. O duelo levou 44.419 pessoas ao estádio.

Amazonas vence Botafogo da Paraíba e garante acesso à Série B de 2024 – Imagem: Divulgação / Amazonas FC

Foram 44.500 pessoas torcendo, gritando e empurrando o time para o acesso inédito. Uma experiência maravilhosa e que todos os presentes puderam experimentar e de novo, bastava um empate e o clube da capital do Amazonas garantia o acesso à Série B, mas o Amazonas não deixaria de lutar e garantiu a vitória.

Já aos 11 minutos do primeiro tempo o juiz revisou um lance no VAR e deu pênalti a favor do Amazonas, o meia argentino Diego Torres, que até outro dia estava no Vitória na Série B e chegou para reforçar a equipe amazonense na Série C, abriu o placar na Arena da Amazônia incendiando a torcida!

Aos 21 minutos ainda do primeiro tempo o ídolo da torcida do Amazonas, o Meia-atacante Rafael Tavares fez um belo gol que definiu o acesso da Onça a série B. Durante a partida o telão da Arena mostrou o placar de 1 a 0 para o  Volta Redonda em cima do Paysandu, nesse momento a torcida vibrou com o resultado. O jogo era confronto direto e claro, que os amazonenses não iriam ficar triste ao ver o Paysandu perder.

No outro jogo da chave, entre o Volta Redonda e o Paysandu, tinha confronto direto e o resultado, de alguma, forma poderia ajudar ou atrapalhar o Amazonas FC em caso de derrota. Mas no fim das contas também tinha impacto direto no acesso do Amazonas e do Paysandu, os dois times nortistas com duas imensas torcidas para o acesso a série B.

Para o Volta Redonda se classificar para a série B, ele precisava vencer por 2 gols de diferença. Para o Paysandu se classificar, bastava ele não perder de 2 gols de diferença. Agora se o Paysandu quisesse ser o líder da chave, ele precisava vencer.

O Volta Redonda apoiado pela torcida ganhou de 1×0 e chegou perto de marcar o 2º. O Paysandu se segurou como até o final e como ambos marcaram 10 pontos, o Paysandu conseguiu o acesso a série B no critério de desempate por saldo de gol. Agora o time de Belém está de volta à Série B do Brasileirão após cinco anos. A última vez que a equipe disputou a competição foi em 2018.

Com o acesso do Amazonas e do Paysandu quem mais se beneficiaria seria o norte do Brasil. As equipes trariam esses outros clubes para seus caldeirões e por tabela, os torcedores que fazem turismo com esporte, poderiam também conhecer as outras culturas e movimentar a economia local, são muitas as vantagens para Amazonas e o Paysandu na série B.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Com a vitória do Volta Redonda e a vitória do Amazonas, o Amazonas foi à 12 pontos e terminou em 1º lugar, com isso, o time da zona leste de Manaus irá disputar a Final do Campeonato Brasileiro Série C contra novamente ele, o Brusque de Santa Catarina!

O time do Brusque já foi o grande vilão dos amazonenses ao se tornar campeão da Série D em 2019 em cima do Manaus, com a Arena da Amazônia lotada! Naquela partida histórica, o capítulo final do Campeonato Brasileiro Série D teve casa cheia, quatro gols no tempo normal e disputa de pênaltis. Infelizmente ao final, a festa foi do time catarinense E essa partida de 2019 foi a que levou mais amazonenses a Arena da Amazônia até hoje. Nem a Seleção Brasileira foi capaz de levar tantos torcedores ao Estádio. Manaus e Brusque ficaram no empate em 2 a 2 durante os 90 minutos. E nas penalidades, os visitantes foram perfeitos e, com 100% de aproveitamento, conquistaram o título com uma vitória por 6 a 5.

Agora será a vez do Amazonas vingar o Manaus FC e os amazonenses, e, ser campeão em cima do Brusque. O Amazonas tem muitas possibilidades de vitória, tendo em vista que, foram 4 vitórias consecutivas, duas contra o Volta Redonda, aqui em Manaus e lá no Rio de Janeiro, depois bateu o Paysandu com o Mangueirão lotado, e agora carimbou o acesso em cima do Botafogo da Paraíba com a Arena da Amazônia lotada.

Na primeira fase, o Brusque enfrentou o Amazonas em casa, na primeira rodada, e fez o suficiente para conseguir os seus primeiros três pontos na estreia do Brasileirão Série C 2023. O Brusque venceu o Amazonas por 1 a 0.

Já ao final da primeira fase, o time do Amazonas se classificou em 3º com 32 pontos e o time do Brusque se classificou em 4º com 31 pontos. Ou seja, o time amazonense terminou na frente do time catarinense, o que mostra uma leve superioridade, certo? Não sei. Não sei porque até a última rodada o Brusque estava na vice-liderança, porém, como ele perdeu o último jogo, ele acabou caindo de 2º para 4º. Azar o dele. Tanto o Amazonas quanto o Brusque terminaram a primeira fase com 9 vitórias.

Agora eles estarão frente a frente para a disputa da final do campeonato brasileiro série C 2023. No momento em que eu gravo este vídeo ainda não existe a decisão de quando será a final e nem qual estado sediará o primeiro jogo, se será Santa Catarina ou se será no Amazonas. O que tem definido até o momento é que a final será entre o Amazonas FC e o Brusque de SC.

Na Final será disputado no sistema mata-mata em jogos de ida e volta, em caso de igualdade na pontuação e, posteriormente, no saldo de gols do duelo, o título é decidido na disputa de pênaltis.

O Amazonas FC tem apenas 4 anos de existência e já se garantiu na série B do Campeonato Brasileiro, um feito gigantesco com mérito para toda equipe. Agora o Amazonas é o 2º clube mais novo a subir na Série C, atrás apenas do Brasiliense que foi fundado em 2000 e subiu para a série B em 2002 – edição que teve 61 clubes. Enfim outro formato, que não tem como comparar com a dificuldade que foi vivida por todos os times para subir.

Amazonas vence Botafogo da Paraíba e garante acesso à Série B de 2024 – Imagem: Jussara Melo/No Amazonas é Assim

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações