Cerca de 100 prestadores de serviços turísticos participaram do Workshop Turismo Sustentável, realizado na quinta-feira (22/08), no município de Caapiranga (distante 134 quilômetros de Manaus ). Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o evento promove palestras sobre práticas sustentáveis no setor turístico.
O evento também conta com palestras sobre o desenvolvimento social e econômico do turismo local em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae AM) e prefeitura do município para que as potencialidades turísticas sejam desenvolvidas com apoio profissional.
Para a Diretora de Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, a ação da Amazonastur é um marco importante para o desenvolvimento do turismo amazonense, pois o município passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. ” Saímos de Caapiranga muito satisfeitos com o resultado“, disse Emanuelle Pampolha.
FOTOS: Lucas Silva/Amazonastur
O Sebrae trouxe, ainda, a palestra Qualidade no Atendimento ao Cliente. De acordo com o palestrante Ilson Rogério, o encontro traz orientações para o público empreendedor, o evento traz informações relevantes para que o prestador tenha entendimento e percepção do mercado.
“Em parceria com a Amazonastur, sempre trazemos a palestra de importância do atendimento ao turista, que traz informações e reflexões sobre o atendimento personalizado. Entendendo que o atendimento qualificado tem uma importância muito grande na diferenciação de serviços”, comentou o palestrante.
O Workshop Turismo Sustentável é voltado para hoteleiros, agentes de viagem, guias de turismo, profissionais de bares e restaurantes, tricicleiros, mototaxistas, taxistas, estudantes e demais profissionais do segmento.
FOTOS: Lucas Silva/Amazonastur
“Eu me sinto imensamente feliz de poder ter participado dessa experiência, aprendi muito, gostei. A equipe está de parabéns, estou muito feliz”, disse a empresária Marlinda Capote.
O evento faz parte do pacote de ações realizadas pelo Governo do Amazonas para potencializar os serviços prestados nos municípios turísticos do estado.
Foram abordadas as competências da Amazonastur com o turismo no Amazonas, orientações e sensibilização sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), utilização do +Crédito Amazonas Turismo, além de orientação sobre as campanhas institucionais da Amazonastur contra exploração sexual de crianças e adolescentes, proibição do manuseio de animais silvestres nas atividades turísticas e contra uso de penas naturais em artesanatos.